Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's)
As atividades acadêmico-científico-culturais compreendem atividades complementares à formação do estudante, que podem ser desenvolvidas em diferentes modalidades. Elas são cursos de pequena duração, seminários, fóruns, palestras, aulas de campo, visitas técnicas, realização de estágios não curriculares e outras atividades que articulem os currículos a temas de relevância social, local e/ou regional e potencializem recursos materiais, físicos e humanos disponíveis, que não ultrapasse 10% da carga horária mínima do curso.
As atividades complementares deverão ser desenvolvidas ao longo do curso, não podendo ser integralizadas em um único semestre letivo. São consideradas atividades complementares:
- Participação em evento de cunho científico como: simpósios, fóruns de debate, congressos, seminários;
- Participação como ouvinte em palestras;
- Elaboração e execução de projetos de intervenção pelos alunos, sob orientação do professor de determinado componente curricular ou de forma interdisciplinar;
- Redação de artigos, capítulos de livros, resenhas, papers e outros nas diversas áreas e componentes curriculares;
- Monitoria nas disciplinas explicitadas neste plano;
- Curso, projeto e outras atividades de Extensão;
- Projeto de Iniciação Científica;
- Grupos de Estudos.
- Participação nas atividades de Inclusão Pedagógica
- Participação em eventos acadêmicos e/ou científicos (congressos, simpósios, palestras, cursos e minicursos)
- Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e/ou científicos
- Estágios extracurriculares
- Relatórios de visitas profissionais e sessões de observações específicas
- Vídeos assistidos
- Execução de projetos de ação profissional
- Cursos de idiomas
- Cursos na área de computação e de informática
- Participação em programas de atualização de conteúdos de formação profissional
- Reconhecimento de habilidades, conhecimentos e competências adquiridos no mundo do trabalho ou na educação profissional;
- Módulos diferenciados existentes em outras matrizes curriculares de cursos com disponibilidade de vagas
Para a comprovação da carga horária da participação em eventos, palestras, cursos e atividades de extensão o acadêmico deverá apresentar o certificado ou declaração de participação no evento.
A comprovação da carga horária da redação de artigos, capítulos de livros, resenhas, papers e outros, elaboração e execução de projetos de intervenção, iniciação científica e extensão e das atividades de monitoria será feita por meio de relatórios elaborados pelo aluno sob orientação de um professor do Curso. A sua execução é regida por regulamentação própria do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Acesse alguns documentos sobre AACC's:
- Regulamento das AACC's - Res.434 de 18/02/2019
- Tabela de Verificação das AACC's - Res. 434 de 18/12/2019
- Tabela de Descrição e pontuação das AACC's em Word/.DOC
===========
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO E REGISTRO DE AACC’s para o Q-ACADÊMICO
1 - Deve ser enviado para o e-mail da coordenação do TADS coordenacaotads@ifrr.edu.br contendo as seguintes informações:
2 - Tabela em formato de word/doc: Preencher ficha de descrição e pontuação das AACCs. Nos quadros designados com pontuação obtida, e identificação do documento comprobatório ou página de certificação. Verifique:
OBS: O aluno deve pontuar em dois ou mais grupos.
3 - Scanear e anexar certificados e documentos comprobatórios das atividades realizadas de preferência em um único arquivo PDF.
===========
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO E REGISTRO DE AACC’s para o SUAP
1 - Deve ser enviado dentro do próprio sistema SUAP: certificados e documentos comprobatórios das atividades realizadas.