Número de participantes na pesquisa de avaliação institucional quase dobrou

por Rebeca publicado 14/03/2019 21h41, última modificação 14/03/2019 21h41
A participação da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Roraima (IFRR) na pesquisa de autoavaliação institucional deste ano, referente ano letivo de 2018, quase dobrou em relação à do ano passado, que avaliou o exercício de 2017. Passou de 948 para 1.860 participantes.

A participação da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Roraima (IFRR) na pesquisa de autoavaliação institucional deste ano, referente ano letivo de 2018, quase dobrou em relação à do ano passado, que avaliou o exercício de 2017. Passou de 948 para 1.860 participantes.

Durante duas semanas, a pesquisa procurou identificar o perfil de atuação do instituto por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. As questões foram divididas entre cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, e Infraestrutura Física.

Conforme a pedagoga e membro da CPA Antônia Valdirene Rabelo Costa, o aumento significativo no número de participantes se deve ao fato de a CPA e as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), que funcionam nas unidades, terem realizado atividades alertando sobre a importância do processo avaliativo para o IFRR.

Entre as atividades estavam a Semana de Sensibilização e Divulgação das atividades relacionadas à avaliação institucional da CPA/CSAs, que percorreu todas as unidades, incluindo a Reitoria, antes de o questionário on-line ser disponibilizado; a participação em reuniões e encontros pedagógicos; e o apoio durante a aplicação dos questionários.

Segundo Antônia, no momento a comissão está sistematizando os dados para posterior publicação dos resultados no Relatório de Autoavaliação Institucional, que deverá ser publicado até o dia 30 de março de 2019. “Estamos muito contentes com estudantes, professores e técnicos que participaram da pesquisa pela colaboração e contribuição de suas respostas no Questionário de Autoavaliação Institucional”, disse.

A CPA  é um órgão colegiado que tem como atribuição avaliar o IFRR e diagnosticar os possíveis pontos fracos, medianos e fortes, e, com base nessa pesquisa, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, objetivando uma educação de excelência. Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa.

AUTOAVALIAÇÃO – É uma exigência da Lei 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A consulta interna é o primeiro passo do processo, conduzido e acompanhado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

O resultado da avaliação será entregue ao Ministério da Educação (MEC) e divulgado no portal institucional, em forma de relatório. As considerações constantes no documento deverão ser utilizadas para aprimorar o desempenho de todo o IFRR.

Os relatórios dos anos anteriores estão disponíveis para consulta no link http://www.ifrr.edu.br/cpa/relatorios-de-autoavaliacao-institucional.

 

Rebeca Lopes

Fotos: Divulgação

Ascom/Reitoria

14/3/2019

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