Campi do IFRR receberão visitas para divulgação de editais de apoio à tecnologia, extensão e inovação
O primeiro campus a receber a visita será o Avançado Bonfim; o próximo, o Novo Paraíso, seguido dos Campi Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Boa Vista
A partir desta terça-feira, 7, equipes da Agif (Agência de Inovação) do IFRR e da instituição parceira Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) dão início às visitas aos campi do instituto (CBV, CNP, CAM, CBVZO e CAB) para divulgação do edital do Programa Centelha, além de outros que deverão ser lançados para o recebimento de propostas de inovação, tecnologia e extensão que necessitem de apoio financeiro.
O primeiro campus a receber a visita será o Avançado do Bonfim, com o início da atividade previsto para as 10 horas. O próximo será o Novo Paraíso, na quarta-feira, dia 8 (às 12 horas), seguido dos Campi Amajari, na quinta-feira, dia 9 (às 10h30), Boa Vista Zona Oeste, sexta-feira, dia 10 (às 19h30), e Boa Vista, na próxima segunda-feira, dia 13 (às 10 horas).
A diretora da Agif, Karla Santana Morais, explica que essa ação, realizada em parceria com a Faperr, visa, além de dar maior publicidade ao edital do Programa Centelha e de outros que serão lançados, esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica sobre como participar de processos de seleção como esses e incentivar a pesquisa e a inovação no IFRR.
“Com essa parceria, formalizada por meio de convênio com a Faperr, passamos a atuar em ajuda mútua para a elaboração e a inscrição do maior número de projetos voltadas para a promoção da pesquisa e da inovação no âmbito do instituto”, comentou Karla.
PROGRAMA CENTELHA – O Programa Centelha (Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores) é promovido pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e a Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).
O programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do Brasil. Além disso, tem o objetivo de contribuir para ampliação da quantidade e da melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no País, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.
Já na segunda edição, o Centelha está sendo executado em Roraima pela Faperr, com o apoio da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).