CADASTRO DE RESERVA – Editais disponibilizam vagas para estudantes em programas de incentivo à formação de professores e professoras
Estudantes que tenham interesse em participar dos programas têm, a partir desta quinta-feira, dia 16, até 31 de janeiro de 2024 para se inscrever, pois os editais são de fluxo contínuo
A partir desta quinta-feira, dia 16, está aberto o período de inscrições para dois seletivos do IFRR voltados para o incentivo à formação de professores e professoras. Trata-se dos editais do Programa Residência Pedagógica (PRP), destinado a estudantes de licenciatura dos cursos de Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas, e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), destinado a estudantes de licenciatura dos cursos de Educação Física e Matemática.
Os editais são de fluxo contínuo, e o período de inscrição está programado para começar neste dia, 16 de fevereiro de 2023, por meio do Sistema de Gestão de Concursos (SGC) do IFRR, e segue até o dia 31 de janeiro de 2024.
Além de serem estudantes dos cursos de licenciatura atendidos pelos projetos institucionais, para participar dos programas é cumprir outros requisitos, que podem ser conferidos nos editais junto com a documentação necessária. A convocação das pessoas selecionadas ocorrerá conforme a disponibilidade de vagas no subprojeto para o qual o acadêmico ou acadêmica se candidatou.
Os editais têm validade até o dia 31 de janeiro de 2024 para fins de substituição de bolsistas, e os recursos financeiros destinados aos programas serão disponibilizados conforme o orçamento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
PRP – O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos(as) na escola de educação básica a partir da segunda metade do curso.
Os estudantes e as estudantes participantes do programa devem, entre outras ações, desenvolver as atividades de residência pedagógica, planejadas com a professora ou professor orientador e com o preceptor ou preceptora; elaborar os planos de aula sob orientação e participar das atividades de acompanhamento e avaliação do projeto colaborando para o aperfeiçoamento do programa.
Caso seja contemplado ou contemplada com bolsa, receberá R$ 400,00 mensais, a serem concedidos diretamente pela Capes, mediante depósito bancário, por um período máximo de 18 meses ou pelo período equivalente ao restante da execução do programa.
PIBID – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
Entre as diversas ações do programa, os acadêmicos e acadêmicas selecionados Pibid devem participar das atividades definidas pelo projeto; registrar e sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação; apresentar formalmente os resultados parciais e finais do trabalho, divulgando-os em eventos sobre formação de professores da educação básica; e possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.
Caso seja contemplado ou contemplada com bolsa, receberá R$ 400,00 mensais, a serem concedidos diretamente pela Capes, mediante depósito bancário, por um período máximo de 18 meses ou pelo período equivalente ao restante da execução do programa.