Curso do IFRR/Amajari sobre direitos humanos inicia-se nesta quinta, 18

por Rebeca publicado 17/03/2021 21h23, última modificação 17/03/2021 21h23
As aulas serão gravadas pelo Google Meet e depois disponibilizadas no Youtube oficial do IFRR. Os alunos vão receber, na manhã desta quinta-feira, 18, no e-mail cadastrado, o link do site onde encontrarão mais informações sobre o curso.

Mais de mil inscritos no curso on-line de extensão do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CAM) sobre “Educação em direitos humanos: diálogo, reflexão e ação” participam, nesta quinta-feira, 18, do primeiro encontro. O debate vai girar em torno do tema “Cidade: o direito a ter direitos”, com o doutorando em Ciências Jurídicas Alcenir Sousa, gerente de projetos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Devido à demanda, a comissão responsável pelo curso, de 40 horas, resolveu ampliar de 100 para 1.100 vagas, e, assim, atender os inscritos. Ao final, os cursistas serão certificados. Sempre das 15h às 16h30, os nove encontros semanais, ao longo dos meses de março e abril, serão mediados por alunos do CAM, com o apoio de professores e técnicos da unidade. Neste primeiro, a aluna mediadora será Izabella Félix da Silva.

O curso faz parte do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras 2020 (Inova/IFRR) e tem o envolvimento de várias turmas do CAM.  Um dos objetivos da ação é promover espaço para debate, troca de experiências e difusão de conhecimentos sobre os âmbitos e os alcances de uma cultura em direitos humanos, na busca de identidade, exercício de cidadania e respeito à diversidade.

Pretende-se construir um espaço para reflexão sobre desigualdades, discutindo temas como desigualdade de gênero, xenofobia, racismo e direitos indígenas, além de sensibilizar a comunidade externa e acadêmica sobre seus direitos e deveres, bem como dos grupos minoritários.

De acordo com o coordenador do Inova no CAM, Francisco Moura, por causa da demanda, as aulas serão gravadas pelo Google Meet e depois disponibilizadas no Youtube oficial do IFRR. “Os alunos vão receber, na manhã desta quinta-feira, 18, no e-mail cadastrado, o link do site onde encontrarão mais informações sobre o curso”, disse.

DINÂMICA – Depois do encontro inicial, serão duas lives por semana, sempre no mesmo horário e canal. As atividades vão até o mês de abril, com previsão de término no dia 27.  Para a discussão dos temas, foram convidadas pessoas ligadas às lutas pelos direitos humanos, direitos indígenas e imigração (confira o cronograma abaixo). O protagonismo dos alunos é um dos diferenciais dessa iniciativa. Nas lives, eles serão os mediadores dos debates.

O curso terá uma série de atividades e discussões de temas sobre direitos humanos. Haverá ainda o lançamento do Concurso de Poesia sobre Direitos Humanos e do e-book  Culinária indígena de Roraima: histórias, receitas e modos de preparo. O livro discorrerá sobre histórias, receitas, modos de preparo e informações nutricionais dos principais pratos de origem indígena de Roraima.

Confira a programação

1º Encontro
18/3/2021 – 15h às 16h30
Cidadania: o direito a ter direitos
Aluna mediadora: Izabella Félix da Silva
Convidado: servidor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) Alcenir Sousa

2º Encontro
23/3/2021 – 15h às 16h30
Empoderamento feminino e violências contra a mulher: um olhar em Roraima
Alunos mediadores: Yasmim Pereira Costa e Fabíola das Neves Sousa
Convidadas: a professora do IFRR/CAM Joelma Fernandes e a pedagoga Aurilene Moura Mesquita, chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica do TJRR

3º Encontro
25/3/2021 – 15h às 16h30
Migrações contemporâneas e refúgio: xenofobia é o maior obstáculo?
Apresentação do projeto Venezuela em Fuga
Alunos mediadores: Alan Leader Soto Blanco e Verônica Nathaly Arevalo Reyes
Convidados: Alcenir Sousa e Franco Soares, ambos do TJRR

4º Encontro
30/3/2021 – 15h às 16h30
Quantas cores tem a sua escola racismo
Aluno mediador: Hellen Débora Carvalho da Silva
Convidado: professor do IFRR Amarildo Ferreira Júnior

5º Encontro
1/4/2021 – 15h às 16h30
Direitos indígenas ameaçados: uma viagem histórica
Aluno mediador: Rômeson Viriato Braga
Convidados: o professor do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste Marcos Antonio de Oliveira, o artista, escritor e produtor cultural Jaider Esbell e o coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Enock Taurepang

6º Encontro
6/4/2021 – 15h às 16h30
Arte e cultura indígena na mídia
Aluno mediador: Alexandre Barroso Januário
Convidados: o artista, escritor e produtor cultural Jaider Esbell, a economista Getlaine de Almeida Solon, acadêmica do curso de Letras/Espanhol e Literatura Hispânica do CBV, e Wanderson Wapixana, design gráfico e acadêmico do último ano do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

7º Encontro
8/4/2021 – 15h às 16h30
Culinária indígena e a influência no seu prato
Alunos mediadores: Tais da Silva Santos e Tanaka Pithula Braga Leite
Convidada: professora do IFRR/CAM Danielle Cunha de Souza Pereira
Haverá o lançamento do edital do concurso de poesia
Edital do concurso de poesia: publicação no dia 8/3 e finalização do concurso no dia 22/4, com posterior divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

8º Encontro
Em data a ser divulgada
Apresentação de trabalhos

9º Encontro
Encerramento e divulgação do resultado do concurso de poesia
27/4/2021 – 15h às 16h30
Tema: Empoderamento Indígena
Alunos mediadores: Izaias dos Santos Tenente e Pettra Samylly Da Silva
Convidada: diretora-geral do IFRR/CAM, Pierlangela Cunha
Resultado do concurso de redação e depoimento dos alunos que participaram ouvindo e trabalhando.

Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes