Campus Amajari terá programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

por Rebeca publicado 01/06/2023 15h20, última modificação 01/06/2023 15h20
Haverá gincana, mesa-redonda, desfile e oficinas temáticas

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR), distante 154 km da Capital, terá programação especial para marcar a data. O evento conta com apresentações culturais, exibição de vídeo, mesa-redonda, desfile (“Do lixo ao luxo”), oficinas e exposição de trabalhos produzidos por alunos da unidade.

O objetivo é expor ao público-alvo da ação, que são os alunos do CAM, os principais impactos ambientais e apontar estratégias para minimizá-los. Na abertura, marcada para as 8 horas, os estudantes de música do campus farão a interpretação das canções “Xote Ecológico”, de Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “We are the World”, de Michael Jackson e Lionel Richie.

Em seguida, das 8h30 às 10h, os presentes assistem à mesa-redonda “Diálogos entre a Ciência e a Sociedade no Alcance do Desenvolvimento Sustentável”, com a participação da professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima Franciele Oliveira Campos da Rocha e de representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Amajari.

Ainda na parte da manhã, haverá gincana ecológica; desfile (“Do lixo ao luxo”) com utilização de plástico, papel e metal; quiz de perguntas e respostas; exibição de vídeo com orientações sobre os cuidados com o meio ambiente; e apresentação de planos de ações como propostas para solução de problemas identificados em visitas em comunidades da região.

A programação da tarde se inicia com oficinas, das 13h30 às 16h, que ofertam até 40 vagas para os interessados. A inscrição deve ser feita por meio do seguinte link, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

São estes os temas que serão abordados: produção de sabão a partir de óleo alimentar utilizado; jardim suspenso com garrafas PET; aproveitamento e reutilização de madeiras; biofertilizantes; plantação de mudas; material esportivo reciclado; e compostagem.

No encerramento, alunos apresentarão em stands atividades desenvolvidas sobre os temas. Além disso, acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Aquicultura farão a exposição de uma cartilha sobre educação ambiental. Por fim, estudantes do ensino médio falarão sobre os impactos no solo (turma 138) e darão dicas sobre coleta de lixo nos rios.

DATA – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no primeiro dia da histórica Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 5 de junho de 1972. Outra resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade global que determina a agenda ambiental e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

Ascom/Reitoria
Texto: Rebeca Lopes