CAM - Segunda-feira é feriado no Amajari

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 11/12/2021 14h13, última modificação 11/12/2021 14h13
Dia 13 de dezembro é dia de Santa Luzia, padroeira do município
CAM - Segunda-feira é feriado no Amajari

Com o feriado municipal, na segunda-feira, dia 13, não haverá expediente no Campus Amajari

Em razão do feriado de Santa Luzia, padroeira do município de Amajari, nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, não haverá expediente no CAM. As atividades deverão ser retomadas normalmente no dia seguinte, terça-feira, dia 14 de dezembro.


SAIBA MAIS -  O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis da Igreja Católica como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. 


Segundo registros do catolicismo, ela teria sido perseguida por não querer se casar e ter prometido a vida à Jesus Cristo e com isso, acabou sendo morta e teve os olhos arrancados.


Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia é celebrado  no dia 13 de dezembro. No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de Dezembro, no Hemisfério Norte).


Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.


Além de ser considerada padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia também é padroeira de várias cidades do Brasil, assim como do município de Amajari. E também é homenageada em outros países como Portugal e Escandinávia.


Fontes: Canção Nova e Calendarr


CGP