AQUICULTURA E AGROPECUÁRIA – Prorrogado prazo para inscrições em seletivos de cursos técnicos e superior do Campus Amajari

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 05/12/2022 10h25, última modificação 05/12/2022 10h25
Um total de 140 vagas estão sendo ofertadas para formações técnicas e de nível superior na unidade de ensino do IFRR localizada no norte de Roraima
AQUICULTURA E AGROPECUÁRIA – Prorrogado prazo para  inscrições em seletivos de cursos técnicos e superior do Campus Amajari

As inscrições nos processos seletivos para os cursos técnicos de Aquicultura e Agropecuária e no vestibular para o curso superior de Aquicultura podem ser feitas até 25 de dezembro

Com 140 vagas, divididas entre os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Aquicultura (35) e em Agropecuária (70), e o curso  superior de Tecnologia em Aquicultura (35), os processos seletivos para as formações no CAM tiveram o prazo de inscrição prorrogado para até o próximo dia 25.


Assim, quem tiver interesse em se candidatar a uma das vagas para os cursos técnicos do Amajari e participar do processo de seleção, o link da inscrição é https://forms.gle/j4yPYzqNdgatRa688. Já para o curso superior em Aquicultura, as pessoas interessadas devem acessar o link https://forms.gle/NzT7vBxjm4CUNzB89 ou se inscrever presencialmente, no campus, localizado na Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR 342), vicinal que liga a Balsa de Aparecida à Vila Brasil (Km 03), Município do Amajari.


Conforme o Edital 08/2022, o critério para a seleção dos candidatos e candidatas aos cursos técnicos do CAM será a análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, sendo ela  em  etapa única e de caráter classificatório.


Já o Edital 09/2022, do vestibular para o superior de Aquicultura, prevê a aplicação de prova presencial em etapa única, no dia 15 de janeiro, em horário local, das 14h às 18 horas (um total de quatro horas de prova), no Campus Amajari.


CURSO TÉCNICO AQUICULTURA – Tem como objetivo possibilitar ao técnico ou a técnica em Aquicultura aptidão para o exercício profissional com capacidade de atuação para promover a formação e a atuação de cooperativas e associações, e aplicar estratégias de melhoria de vida da população; analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas; planejar e executar projetos nas áreas de olericultura, culturas anuais, fruticultura, silvicultura, paisagismo e jardinagem, sempre levando em consideração a segurança dos trabalhadores; prestar assistência técnica e assessoria em desenho de detalhes de construções rurais; orçamento de materiais, insumos, equipamentos, instalações e mão de obra; e auxiliar nas medições, demarcações e levantamentos topográficos; sistemas de irrigação e drenagem. 


Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link https://amajari.ifrr.edu.br/ensino/cursos/tecnico-em-aquicultura/integrado-ao-ensino-medio.


CURSO TÉCNICO AGROPECUÁRIA – Tem como objetivo possibilitar ao técnico ou a técnica em Agropecuária aptidão para o exercício profissional com capacidade de atuação para planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal; fiscalizar produtos de origem vegetal e animal; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.


Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link https://amajari.ifrr.edu.br/ensino/cursos/tecnico-em-agropecuaria.


CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AQUICULTURA – Proporciona a formação do tecnólogo ou da tecnóloga em Aquicultura com competências e habilidades para atuar na produção, pesquisa, comercialização, fiscalização, extensão, planejamento, gestão e demais segmentos relacionados à produção animal, vegetal e mineral aquícola e pesqueira, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, rãs e algas. Também para colaborar na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas, preparando tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Além do  preparo, da oferta e do ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade, o tecnólogo ou a tecnóloga em Aquicultura beneficia o  pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.


Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link https://amajari.ifrr.edu.br/ensino/cursos/tecnologia-em-aquicultura.














CGP