Modalidade: Presencial

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Turno de Oferta: Matutino / Vespertino 

Oferta de Vagas: 35 anualmente

Forma de Ingresso: Vestibular e SISU

Local de Oferta: Rod. Antonino de Menezes, Amajari/RR

Carga Horária do Curso: 2.720h, sendo:
2.410h - Componentes Curriculares;
150h - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório;
80h - Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais;
80h - Trabalho de Conclusão de Curso.

Objetivo do Curso

  • Formar profissionais de nível superior capacitados a usar ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e científicas da área de aquicultura para analisar e agir de maneira crítica sobre a realidade na qual trabalham, projetando e avaliando metodologias e tecnologias aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, visando a produção sustentável e eficiente de alimentos e matérias primas aquícolas dentro do contexto do desenvolvimento regional integrado.


Objetivos Específicos (dentre outros)

  • Formar profissionais de nível superior capazes de atuar no âmbito da aquicultura nacional.
  • Atender às necessidades socioeconômicas regionais e nacionais no domínio da aquicultura.
  • Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, desempenhando papel importante na busca do desenvolvimento sustentável.
  • Formar tecnólogos em aquicultura, para a elaboração de projetos técnicos e execução de atividades aquícolas em nível empresarial e/ou familiar, com capacidade empreendedora e preocupados em conservar o equilíbrio do ambiente.
  • Possibilitar a formação profissional ampla, proporcionando o exercício de atividades de pesquisa, ensino e extensão, favorecendo a acumulação de conhecimentos e experiências gerados pela interação entre essas três áreas.
  • Possibilitar a formação técnica, com base na ética e na estética, para o exercício da atividade profissional.

Perfil do Profissional

  • O Tecnólogo em Aquicultura é o profissional com competências e habilidades para atuar na produção, pesquisa, comercialização, fiscalização, extensão, planejamento, gestão e demais segmentos relacionados à produção animal, vegetal e mineral aquícola e pesqueira, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, rãs e algas. Este profissional colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas, preparando tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Além do preparo, da oferta e do ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

Dentre as principais atribuições profissionais, destacam-se:

  • Elaborar, executar, supervisionar e avaliar planos, projetos, programas e ações aquícolas.
  • Cultivar peixes e outros animais aquáticos desde a produção de alevinos, engorda, processamento até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor.
  • Projetar e adequar os sistemas de produção aquícola.
  • Prestar consultoria e assessoria técnica para produtores e empresas da área de aquicultura.
  • Emitir laudos e pareceres para recomendação de manejo e produção de espécies aquáticas respeitando a legislação ambiental.
  • Realizar estudos de controle e qualidade no ambiente aquático.
  • Vistoriar, realizar perícia e avaliar em sua área de formação.
  • Estudar e trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções tecnológicas viáveis.
  • Elaborar estudos e desenvolver pesquisas aplicadas.
  • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico pro-fissional.
  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

Requisitos de Acesso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio;
  • Aprovação, no limite das vagas oferecidas, em Processo Seletivo definido em edital;
  • No caso de transferência, consonância com as normas que regulamentam o ensino no IFRR.

Área de Atuação do Egresso:

O Tecnólogo em Aquicultura, cujas atribuições estão definidas na Resolução 473/02-CONFEA, atua no gerenciamento dos processos produtivos e na gestão de projetos ligados à aquicultura. Dentre os campos de atuação do Tecnólogo em Aquicultura estão as cooperativas e associações; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; fábricas de ração; empresas de produção e comércio aquícola; entreposto de pescado; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar; laboratórios de sanidade e qualidade de água; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente; profissional liberal na prestação de serviços de consultoria e assistência técnica; empreendedor individual e ou associado nos diversos segmentos da aquicultura.

Competências do Tecnólogo em Aquicultura (Dentre outras):

Ele atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo que envolvem aspectos relativos à reprodução, à larvicultura e à engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade da água e do solo. Realiza a preparação, a oferta e o ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando o desenvolvimento e a sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos (Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio).