Curso Técnico em Comunicação Visual

sem foto

Coordenador:
Tatyanne Rezende Costa
Portaria n.º 12/2021/DG de Fevereiro de 2021 


Informações

Tipo/Modalidade: Tecnologia na Modalidade Presencial

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Carga Horária: 840h

Turno: Noturno

Oferta: 40 vagas

Regime letivo: Modular

Duração do curso: 1 ano e meio

E-mail: cctcv.cbvzo@ifrr.edu.br
Telefone e Whatsapp:
(95) 3194-2712

Objetivo Geral

Formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar em comunicação visual corporativa, capaz de desenvolver a cultura do design gráfico como ferramenta de comunicação na indústria, comércio e outros setores.

 

Objetivos Específicos

● Capacitar para elaboração de projetos de comunicação visual de mídias impressas, eletrônicas e publicações editoriais aplicando conhecimentos de estética de forma criativa para atender ao público alvo, dentro dos padrões de prazo, custo e qualidade estabelecidos pelo mercado;
● Desenvolver as habilidades de analisar, interpretar e propor a produção da identidade visual das peças;
● Controlar, organizar e armazenar materiais físicos e digitais da produção gráfica;
● Desenvolver e empregar elementos criativos e estéticos;
● Criar ilustrações, aplicar tipografias, desenvolver elementos de identidade visual de peças;
● Controlar, organizar e armazenar materiais físicos e digitais da produção gráfica.
● Habilitar a inserção no mundo do trabalho na área de conhecimento Técnico em Comunicação Visual;
● Construir uma consciência ética e realista das demandas de mercado; e
● Fornecer elementos que permitam ao profissional conhecer a realidade socioeconômica e transformá-la em ações estratégicas que sejam frutíferas para o ambiente organizacional.

Requisitos de Acesso

O ingresso ao Curso Técnico em Comunicação Visual na forma Subsequente ao Ensino Médio ocorrerá por meio de Processo Seletivo Público, obedecendo ao edital que determinará os critérios de seleção, tendo como público-alvo candidatos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio.

A seleção para o preenchimento das 40 (quarenta) vagas ofertadas no Curso ocorrerá semestralmente, para ingresso no 2º semestre de cada ano letivo, respeitando-se a Lei de Cotas - Lei n°12.711/2012

O Processo Seletivo é divulgado por meio de edital específico publicado sob a responsabilidade da comissão nomeada pela Direção Geral do campus Boa Vista Zona Oeste - CBVZO.

Perfil Profissional

O Técnico em Comunicação Visual é um profissional de nível médio detentor de conhecimentos e habilidades administrativas, econômicas e sociais e estará apto a: executar a programação visual de peças de diferentes gêneros e formatos gráficos (livros, portais, painéis, folders e jornais); desenvolver e empregar elementos fundamentais e estéticos do processo de comunicação visual gráfica; criar ilustrações, aplicar tipografias e desenvolver elementos de identidade visual; aplicar e implementar sinalizações; analisar, interpretar e propor a produção da identidade visual das peças; controlar, organizar e armazenar arquivos e materiais de produção gráfica.

O profissional Técnico em Comunicação Visual poderá atuar em empresas de Comunicação e Marketing, agência de publicidade, propaganda e promoção, escritórios de Design, estúdios de Design Gráfico, editoras e gráficas.

Nesse sentido, os profissionais formados no Curso Técnico em Comunicação Visual poderão atuar em diversas instituições que demandem profissionais da área.

Mercado de trabalho

O profissional formado no Curso Técnico em Comunicação Visual possui um vasto campo de atuação, como, por exemplo, editorial, marketing, agências de publicidade e empresas de design gráfico. Tais áreas de atuação podem se configurar em empresas específicas ou como sendo uma área estratégica de negócio nas empresas de diferentes segmentos, pois o crescente avanço das tecnologias para impressão, possibilita a este profissional ter uma formação mais abrangente e específica no campo das artes visuais.