X FORINT – Maior evento técnico-cientifico do IFRR ocorrerá em novembro, no Campus Amajari

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 04/11/2022 11h16, última modificação 04/11/2022 11h16
O fórum volta a ser realizado de forma presencial, nos dias 23, 24 e 25 de novembro

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove, de 23 a 25 de novembro, a 10ª edição do Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint). O evento é uma ação integradora que mobiliza a comunidade acadêmica do IFRR e a sociedade em geral. Ele ocorre anualmente, em um dos campi da instituição. Este ano é o Campus Amajari (CAM) que vai sediá-lo. Nesta edição, será realizado de maneira híbrida (presencial e remotamente) e terá como tema “Da diversidade à igualdade: vivências em um contexto de interculturalidade”.

Para a diretora-geral do CAM, professora Pierlangela Cunha, realizar novamente o Forint no campus, depois de uma pandemia, é uma grande responsabilidade. “Estamos fazendo os ajustes necessários para que haja a participação de um grande número de pessoas, pois traremos ao conhecimento da sociedade os trabalhos científicos desenvolvidos por servidores e estudantes da nossa instituição e por pesquisadores externos neste período de retorno às atividades presenciais”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, o evento trará importantes contribuições da ciência para o período pós-pandêmico. “O fórum possibilitará a troca de conhecimentos entre o IFRR e outras instituições para que se possa avançar cada vez mais no ensino, na pesquisa, na extensão e inovação”, declarou.

Na programação do Forint 2022, além da mostra de trabalhos científicos produzidos na instituição, constam palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações culturais.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS – O prazo para submissão de trabalhos ao Forint segue até 13 de novembro. Eles devem ser submetidos em formato de resumo simples, conforme a modalidade escolhida e as normas do edital.

A seleção dos trabalhos visa estimular a integração dos estudantes com a cultura científica, tecnológica e de inovação, além de incentivar alunos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, professores pesquisadores e técnicos a participar do fórum.

Forint – O evento visa contribuir para o processo de formação de recursos humanos com vistas ao desenvolvimento de estratégias no ensino e na extensão que culminem em pesquisas ou exposição de ações realizadas, ampliando o acesso e fortalecendo a capacidade criativa e inovadora no País, além de proporcionar à comunidade geral a oportunidade de divulgar pesquisas, produtos tecnológicos e processos de aprendizagem, ampliando o acesso às boas práticas desenvolvidas, visando beneficiar os mais diferentes contextos.

Bruna Castelo Branco
Ascom/Reitoria