DIA DA ÁGUA – Projeto de irrigação do IFRR é exemplo de uso eficiente do recurso hídrico

por Sofia Lampert publicado 22/03/2021 13h25, última modificação 22/03/2021 14h50
A data foi escolhida para esta fase da campanha “Que Dia é Hoje? Venha Descobrir com o IFRR”, realizada pela Assessoria de Comunicação do instituto, para ser abordada com o olhar voltado para a sustentabilidade

 Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, data  instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para  alertar sobre a importância desse recurso fundamental para a vida no planeta. A temática vai ao encontro de um dos cinco valores que norteiam o Instituto Federal de Roraima (IFRR), conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): a responsabilidade socioambiental. Por isso, ela foi escolhida para esta fase da campanha “Que Dia é Hoje? Venha Descobrir com o IFRR”, realizada  pela Assessoria de Comunicação do instituto, para ser abordada com o olhar voltado para a sustentabilidade.

Em conexão com esse valor, a instituição desenvolve diversos projetos, por meio dos programas de iniciação científica e tecnológica, utilizando técnicas de reaproveitamento da água, com destaque para os desenvolvidos nos campi que atuam com ênfase no eixo tecnológico dos recursos naturais, como o Novo Paraíso (CNP) e o Amajari (CAM).

Um desses projetos, que evidencia a preocupação institucional com o uso mais eficiente da água na agricultura, é o de “energia solar em sistema de fertirrigação na cultura da laranja”, viabilizado pelo programa Energia Renovável, no edital de 2020, com investimento superior a 20 mil reais. Coordenado pelo professor  Josimar da Silva Chaves, do CNP, ele envolve alunos do curso superior de Agronomia da unidade e conta com a colaboração de outros docentes.

Por causa do destaque, o projeto foi escolhido para ser a referência acadêmica que dialoga com o tema desta fase da campanha. Mais adiante, segue entrevista com o professor Chaves e o link do resumo da pesquisa. Na parte o final da matéria, há uma dica de um site que traz sugestões de filmes e notícias. Ela foi encaminhada pelo professor de Biologia Ilzo Costa Pessoa, docente aposentado do IFRR.

 

Referência acadêmica

O professor Josimar Chaves, coordenador do projeto,  é licenciado em Ciências Agrárias, mestre e doutor em Agronomia. Ele explicou que o estudo é relevante por tratar da importância da irrigação regular, inclusive nos períodos secos, nas plantações de um dos citros mais cultivados em Roraima: a laranja. Conforme o profissional, a proposta indica a viabilidade de irrigação para esse tipo de cultura, por meio da fertirrigação, utilizando biofertilizante líquido proveniente dos sistemas de criação de suínos, atrelado a uma fonte de energia solar.

Prof. Dr. Josimar Chaves, coordenador do projeto

O docente esclareceu ainda que esse tipo de sistema é acessível, inclusive ao pequeno produtor, por ter custo de produção reduzido. Além de ecologicamente adequado, pela energia renovável, produz irrigação com adubo orgânico, reduzindo a contaminação dos lençóis freáticos e dos mananciais de água. Quem tiver curiosidade de saber mais sobre o projeto pode conferir o banner, apresentado em evento, disponível aqui.

Para compreender mais a relação do estudo com a preservação da água, basta acompanhar a entrevista a seguir, dada pelo coordenador do projeto à Assessoria de Comunicação do IFRR (Ascom).

  

ASCOM – Como se relaciona a utilização do recurso hídrico com a criação de suínos?

 CHAVES – A água pode ser considerada como um dos elementos mais importantes para a produção de suínos. Sem ela, em quantidade e qualidade adequada, não há como produzir bem. Já está provado que não se pode pensar em produção sustentável sem uma boa gestão da água na produção agropecuária. Existe uma variação grande no consumo de água entre granjas de suínos em razão do manejo adotado e dos equipamentos. Em média, o consumo por animal é de 25l/dia. O excesso de água aumenta a produção de dejetos e o custo com o seu tratamento, além do alto poder poluidor dos dejetos.

 

ASCOM – Como esse tipo de conhecimento pode engajar nossos egressos a compreender melhor a utilização da água de maneira eficiente?

CHAVES – As instituições de ensino têm papel fundamental no processo de formação e orientação do uso racional dos recursos hídricos, principalmente no meio rural, visto que as atividades, seja de cultivo, seja de criação de animais, têm grande dependência desses recursos. Dessa forma, um currículo formativo com temas transversais voltados à preservação e ao manejo racional dos recursos hídricos é fundamental para a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

 

ASCOM – Qual a motivação para realização desse tipo de projeto atrelado às questões de sustentabilidade?

CHAVES – Como educadores, a nossa maior motivação para a realização de um projeto desse tipo é mostrar à sociedade que temos formas sustentáveis de produzir utilizando os recursos hídricos de forma racional e, acima de tudo, evitando a contaminação ambiental do solo e da água. Entendemos que, preservando os recursos hídricos, estamos preservando vidas. 

 

Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto, pode entrar em contato com o coordenador  pelo e-mail josimar.chaves@ifrr.edu.br.

 


Dicas de leituras - Outros recentes projetos da instituição em áreas afins

Além do projeto citado, o IFRR desenvolve estudos que abordam o uso da água de forma mais eficiente por meio de outros programas de iniciação científica e tecnológica. Entre eles, destacam-se os que fazem o aproveitamento da água retirada dos tanques de piscicultura, no CNP e no CAM, canalizando-a para a irrigação de casa-de-vegetação e/ou pomar. Eles podem ser conferidos no Caderno de Resumos –  II Encontro de Iniciação Cientifica (Enic) e II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enedti), lançado recentemente e acessível aqui

 

Sugestões de filmes que tratam de recursos hídricos

 

A dica de filmes sobre o tema da calendarização veio do professor de Biologia Ilzo Costa Pessoa, do Campus Boa Vista (CBV), aposentado recentemente. Ele atua em cursinho pré-vestibular e realiza trabalhos na área de reciclagem. Antenado nas redes sociais, repassou dicas de sites que trazem sugestões midiáticas sobre o assunto.

Para quem é fã da sétima arte, a sugestão é conferir algumas das dez opções indicadas em matéria especial do site “Juntos pela Água”, disponível no link https://www.juntospelaagua.com.br/2016/10/14/10-filmes-e-series-sobre-falta-de-agua/. Ela traz informações sobre o saneamento no Brasil, com exemplos, discussões e estatísticas.

Capa do documentário 'A Lei da Água', disponível no YouTube

Os filmes sugeridos abordam os recursos hídricos no planeta. Entre eles estão clássicos, produções recentes e alguns com tom apocalíptico. Além das obras de ficção, destaca-se o documentário brasileiro “A Lei da Água (Novo Código Florestal)”, disponível, desde 2016, no canal 02 Filmes Play. Ele fala das mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e da polêmica sobre sua elaboração e implantação.

 

Próxima data comemorativa

A próxima data da calendarização especial abordará provavelmente o Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Professores e técnicos que desenvolvem pesquisas e estudos nessa área e que tenham material que desejam partilhar com a comunidade podem encaminhá-lo, até o próximo dia 26, para o e-mail ascom@ifrr.edu.br, que poderá servir de fonte da pauta da campanha “Que Dia é Hoje? Venha Descobrir com o IFRR”. 

 

Texto: Sofia Lampert
Fotos: Divulgação / arquivo pessoal
Layout: Baronso Lucena
Revisão: Antonio Matos
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