Cartilha do IFRR oferece orientações para prevenção ao suicídio

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 02/09/2021 19h13, última modificação 02/09/2021 19h13
O material foi elaborado com o objetivo de abordar, de forma humanizada, atitudes que podem ajudar o próximo e evitar o suicídio
Cartilha do IFRR oferece orientações para prevenção ao suicídio

A cartilha, que pode ser acessada no portal do IFRR, está em PDF e disponível para download para qualquer dispositivo

No mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Coordenação de Qualidade de Vida do Instituto Federal de Roraima (IFRR) reforça a disponibilização da cartilha “Precisamos falar sobre o suicídio: orientação à população roraimense”, visando contribuir para a prevenção dessa questão de saúde pública mundial.

 

O material, elaborado por servidores da área de Qualidade de Vida do IFRR, oferece desde dados estatísticos a respeito da ocorrência de suicídio no mundo inteiro, repassados pelas organizações mundiais de saúde; informações sobre o que é o suicídio, fatores de risco e como ele ocorre; até orientações sobre o que fazer ou não em uma situação de identificação de uma pessoa que esteja vivenciando ideias e sentimentos que possam levar ao suicídio. Além disso, apresenta esclarecimentos sobre crenças e mitos relacionados ao assunto.

 

Toda uma lista com indicações (endereços e telefones) de entidades e instituições que podem dar suporte para acompanhamento psicossocial e atendimento de urgência e emergência, tanto na Capital como no interior do estado, também é disponibilizada dentro da cartilha, junto com uma relação de sites confiáveis onde é possível obter informações e apoio relacionado à questão do suicídio. 

 

Para os integrantes da comissão responsável pela elaboração da cartilha, é possível ajudar a prevenir o suicídio juntamente com a família. “Compromisso, sensibilidade, conhecimento, preocupação com outro ser humano e crença de que a vida é um aprendizado que vale a pena são os principais recursos que têm os profissionais da saúde e da educação”, aponta um trecho da publicação.

 

Os interessados em conferir o material podem acessá-lo no endereço https://www.ifrr.edu.br/setembroamarelo/cartilha-precisamos-falar-sobre-o-suicidio-orientacao-a-populacao-roraimense/view.

 

 

 

 

 

 

 

 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4