ASSÉDIO MORAL E SEXUAL – Pesquisa com alunas do IFRR leva a realização de Roda de Conversa para análise e orientação
Uma pesquisa aplicada com alunas do CAM (Campus Amajari) do IFRR (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Roraima), demonstrou a sensação de medo com que as estudantes convivem durante o dia a dia, devido a possibilidade de assédio e outras violências existentes na sociedade. A pesquisa foi realizada por meio do projeto Pipad (Programa de Incentivo a Pesquisa Aplicada – Docente), “Gênero e Educação: Caminhos para a equidade”, desenvolvido na unidade de ensino.
Diante desses resultados e frente ao contexto diário de notícias e divulgação de dados sobre assédio moral e sexual, a equipe envolvida no projeto organizou a Roda de Conversa "Assédio Moral e Sexual", aberta a toda comunidade. O evento deverá ser realizado de maneira virtual, no próximo dia 7 de maio, no horário das 15h às 17 horas.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem preencher formulário pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiYFn4HwobDdfPka8SduFyy0CWPNQWkCfJDRuNisb5-hjLZQ/viewform.
A coordenadora do projeto, professora Joelma Fernandes, destaca que o objetivo do evento é discutir formas de reconhecer o assédio moral e o sexual, os impactos desse problema na vida das pessoas e ainda prestar orientação às pessoas que se virem envolvidas em situações desse tipo.
“Os dados da pesquisa que realizamos apontaram que a grande maioria das entrevistadas têm medo de saírem nas ruas sozinhas devido à possibilidade de assédio e outras violências. Assim, como resposta para esta demanda organizamos esta atividade que tem como objetivo principal discutir as características e tipos de assédios existentes bem como os impactos destes para saúde mental e relações sociais dos indivíduos”, explicou.
E ela fez ainda questão de alertar para o fato de que tais problemas atingem a todas as pessoas, não ficando restrito apenas à mulheres ou indivíduos de determinadas classes sociais como muitos imaginam.
“É possível ler e ouvir quase todos os dias sobre notícias de assédio moral e sexual. Mesmo existindo uma Lei que pune esse tipo de violência ainda é muito comum acontecer e infelizmente faz ou já fez parte da vida seja pessoal ou profissional de alguém. O assédio sexual é uma crueldade assustadora que atinge mulheres e homens de qualquer cor, etnia, classe social, idades, sendo na maioria das vezes meninas e mulheres”, declarou.
EVENTO – A Roda de Conversa "Assédio Moral e Sexual” está sendo promovida por meio de uma parceria entre os campi do Amajari e Boa Vista Zona Oeste e será realizada por meio da plataforma digital Google Meet, com certificação.
A abertura do evento ficará por conta da diretora do Departamento da Mulher do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima, professora Antônia Pedrosa.