Implantada unidade de produção de pequenos ruminantes

por Rebeca publicado 15/03/2016 19h00, última modificação 15/03/2016 19h00
O Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari implantou a primeira Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes, que abrange cabras e ovelhas. Nesta semana, também recebeu os cinco primeiros ovinos financiados pelo Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova/IFRR).
Implantada unidade de produção de pequenos ruminantes

Unidade vai beneficiar alunos e produtores

O projeto, apresentado em 2015 pela professora Almira Biazon França, com apoio do Departamento Técnico do CAM, no valor de R$ 5 mil, inclui a compra das cinco ovelhas, de material para a construção do aprisco, de balança digital para pesagem dos animais e de insumos para o desenvolvimento das atividades.

De acordo com Almira, já foi formado 0,5 hectare de pastagem irrigada e o aprisco está em fase de finalização da construção. A implantação da unidade de produção, segundo ela, vai beneficiar tanto alunos quanto produtores. “O projeto vai possibilitar o desenvolvimento de aulas práticas dos diferentes componentes curriculares dos cursos ofertados pelo Campus Amajari, a realização de pesquisas na área de produção e nutrição animal, o manejo de pastagens e forragicultura, assim como servir de vitrine da produção de ovinos para os criadores da região”, disse a professora.

Essa vitrine demonstrativa de produção pode beneficiar diretamente os produtores interessados em aprimorar conhecimentos sobre temas como instalações, controle de verminose, pastagens, conservação de forragens, dentre outros. Almira explica que basta que solicitem do IFRR a assistência técnica.

Quanto à criação de bovinos, a professora disse que será um projeto futuro, devido ao custo de implantação. “A bovinocultura requer um custo mais elevado, e, como estamos em fase inicial de implantação dos Setores de Produção Animal, o custo de implantação da Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes foi mais viável. Mas, com certeza, pretendemos expandir”, frisou.

Para o diretor-geral do CAM, Sterfson Barros, a implantação da unidade foi um grande passo dado por toda a equipe. “Certamente vai atender aos cursos ofertados, garantindo a prática dos alunos e possibilitando o desenvolvimento de pesquisa na área de produção e nutrição animal. Toda a equipe está de parabéns”, ressaltou.

IFRR/CCS/CAM

15/03/16