Três Corações deve receber laboratório móvel

por Rebeca publicado 04/03/2016 18h45, última modificação 04/03/2016 18h45
A próxima localidade que deverá receber o laboratório móvel da Rede e-Tec Brasil, do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari, é a comunidade indígena de Três Corações. A unidade ficou durante um ano no município de Uiramutã, atendendo aos cursos de Informática e Cooperativismo, oferecidos pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD/CAM).
Três Corações deve receber laboratório móvel

Previsão de instalação é para o segundo semestre

O laboratório está provisoriamente na sede do Campus até que seja instalado em Três Corações, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano, conforme informou o diretor-geral do CAM, Sterfson Barros, ao receber a unidade móvel do diretor de Política de Educação à Distância do IFRR, Nadson Castro, na tarde desta quarta-feira, 02.

A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação com foco na oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. A intenção é expandir e democratizar a profissionalização, tendo como referência as demandas dos trabalhadores por uma formação ampla e qualificada, respeitando as necessidades sociais, culturais e regionais.

Neste sentindo, Barros comentou que durante o período que ficou em Uiramutã, os cursos oferecidos pelo NEAD foram Cooperativismo e Informática, mas em Três Corações a demanda pode ser outra. “Temos esses cursos, mas existe a preocupação em ouvir a comunidade para saber se a demanda de lá vai ser outra”, disse.

O IFRR dispõe de dois laboratórios móveis, segundo o diretor de Política de Educação à Distância do IFRR, Nadson Castro. Um está no Campus Avançado de Bonfim, fronteira com a Guiana, e outro foi entregue ao Campus Amajari, no ano de 2014. Cada unidade tem capacidade para atender 18 pessoas em computadores.

Castro enfatiza a importância dessa ferramenta não apenas nos cursos de EaD. “Pode dar suporte a outros cursos, como um curso FIC (Formação Inicial Continuada), por exemplo, servir como sala de aula de informática de qualquer curso técnico presencial que o Campus venha desenvolver. Então, pode ser usado da melhor forma possível, o importante é que funcione”, finalizou.

Rebeca Lopes

IFRR/CCS/CAM