Servidores e alunos na campanha Zika Zero

por Rebeca publicado 22/02/2016 20h58, última modificação 22/02/2016 20h58
O país está preocupado e mobilizado contra o Aedes aegypti, e não podia ser diferente no Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM). Alunos e servidores mobilizaram-se na última sexta-feira, 19, na eliminação de criadouros do mosquito.

A ação iniciou com uma palestra abordando sobre os aspectos das doenças e os vetores-transmissor, proferida pela servidora do CAM, Joziane Lucas, que também é bióloga. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, receberam sacos plásticos e luvas e saíram pelo Campus retirando lixo que serviria de criadouro. O material coletado foi destinado ao aterro sanitário do município.

A preocupação em eliminar os focos do mosquito acontece, pois, além do vírus Zika, também é transmissor da dengue e da febre Chikungunya. O Amajari, até 03 de fevereiro deste ano, tinha notificados 68 casos de dengue, com 42 confirmações, e nenhum caso de Zika e Chikungunya. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com coordenadora de Extensão do Campus, Lilian Rosa, como instituição de ensino, o IFRR/CAM não poderia deixar de mobilizar seus servidores, e participar desse momento em que o país está preocupado com o avanço das doenças causadas pelo Aedes.

Em outro momento, o IFRR/CAM fará ações voltadas aos moradores de Amajari sobre a importância do combate ao mosquito Aedes em prol da saúde pública.