Semana dos Povos Indígenas é celebrada no CAM

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 16/04/2018 23h20, última modificação 18/04/2018 18h33
Programação que iniciou nesta segunda, dia 16, vai até dia 19 de abril. Palestras, oficinas, exposição de produtos, jogos indígenas e concurso de beleza fazem parte da semana

Iniciam-se, nesta segunda-feira, dia 16, as atividades alusivas à Semana dos Povos Indígenas realizadas pelo Campus Amajari. O evento ocorre até quinta-feira, dia 19, quando é celebrado nacionalmente o Dia do Índio.

Na programação, estão incluídos palestras, oficinas, debates e mesas- redondas. A abertura fica por conta da diretora de Ensino do CAM, professora Pierlângela Cunha, que falará sobre o emponderamento indígena em Roraima e no Brasil. Para ela, o debate é necessário. “A Semana dos Povos Indígenas é importante, pois ressalta o trabalho desenvolvido no campus em parceira com indígenas; é um momento para dar maior visibilidade à cultura, à economia e à luta desses povos, com vistas a contribuir para a diminuição do preconceito contra eles”, declarou.

Na terça-feira, dia 17, o Cine Clube, na biblioteca, exibe o documentário “Pisa-Ligeiro”, que é baseado no depoimento dos principais líderes indígenas do Brasil e que reflete a diversidade de 220 povos com histórias e culturas diferentes.

Na quarta, dia 18, será a vez dos minicursos de Dança Parixara/Tipiti e de Introdução à Língua Macuxi, ministrados por representantes das comunidades indígenas do entorno do campus.

A culminância da semana ocorre na quinta, dia 19, com a apresentação do Coral Indígena da Comunidade Três Corações e da dança parichara por estudantes do CAM. Em seguida, ocorrem as seguintes palestras:

• “A atuação do Comitê Gestor de Políticas para Educação Escolar Indígena no IFRR” – Palestrante: Mariana Lima da Silva, presidente do comitê.
  • “Lutas e conquistas dos povos indígenas – Palestrantes: líderes indígenas Maria Betânia, coordenadora das Mulheres Indígenas do CIR, e doutora Joênia Wapichana (a confirmar)
  • “A experiência indígena na formação superior” –  Palestrante: Jucilene Carneiro de Lima
  • “A importância da afirmação identitária indígena na contemporaneidade” – Palestrante: professor doutor Jonildo Viana dos Santos, do Instituto Insikiran da UFRR

Para Martinho Macuxi Filho, aluno do 2.º ano do ensino médio, o evento é de grande importância para os estudantes do CAM. Ele, que é indígena da Comunidade São Mateus, no Uiramutã, é um dos discentes que moram no alojamento do campus. “A maioria dos alunos aqui são indígenas, e precisamos dessa semana de comemoração para que todos tenham mais conhecimento sobre a história e a cultura dos povos indígenas de Roraima, para que haja um intercâmbio entre culturas”, disse.

Ainda na programação, haverá um desfile com alunos do CAM, em que serão eleitos o índio e a índia mais bonitos do campus. Na parte da tarde, alunos participarão de competições de jogos indígenas, como arco e flecha, queda de corpo, corrida com tora, entre outros. Haverá ainda uma exposição de produtos indígenas produzidos pelas comunidades locais.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari