Reitora do IFRR empossa primeiro diretor-geral eleito para o Campus Amajari

por Rebeca publicado 04/11/2016 18h30, última modificação 04/11/2016 19h32
A reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Dias Botelho, deu posse, na tarde desta quinta-feira, dia 3, ao primeiro diretor-geral escolhido pela comunidade acadêmica do Campus Amajari, George Sterfson Barros. O nome dele foi referendado no processo de consulta para reitor e diretores de campi, realizado no dia 8 de junho.

O evento ocorreu na área de convivência da unidade, distante 158 km da Capital, com a participação de servidores dos campi do IFRR, alunos, lideranças indígenas e comunidade em geral. A parte cultural ficou a cargo da banda de música do campus, composta exclusivamente por alunos e regida pelo professor Lucas Corrêa Lima.

Emoção é a palavra que resume todo o ato solene, que contou com falas de autoridades e depoimentos de Thays Cristine Carvalho, representando os servidores técnico-administrativos, Pierlângela Cunha e Daniele Sayuri, representando os professores, e Nalin Lourenço, representando os alunos. Eles desejaram boa sorte ao  novo empossado, destacando o trabalho realizado à frente da unidade e as qualidades dele como gestor.

Para a reitora, a solenidade, além de ser um protocolo formal, foi uma maneira de reafirmar o compromisso do diretor-geral e da sua equipe de trabalho com a comunidade. Relembrou que, há seis anos, na segunda fase de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, o campus foi implantado no Amajari. “Hoje faz parte dessa rede, que atualmente congrega 644 unidades no País, porque a ideia de expansão era que houvesse uma unidade de ensino de educação profissional em cada lugar do território brasileiro, mesmo nos mais longínquos, para atender às demandas. E o objetivo foi alcançado”, disse.

Para que as atividades educacionais se concretizassem, a reitora lembrou que o IFRR precisou realizar concursos e proceder à contratação de profissionais, que, ao serem efetivados, imediatamente tiveram que se deslocar para o Amajari, ação que provocou o crescimento do Produto Interno Bruto local, transformando o município. “Hoje temos aqui 150 servidores diretos e, pelo menos, mais 80 indiretos, com a contratação de terceirizados”, informou.

Sandra Mara ressaltou que o dia era da consolidação de um mandato com prestação de bons serviços à comunidade amajarinense. “A todos nós, e em especial ao professor Sterfson e a toda a sua equipe, uma gestão de resultados positivos! A equipe da Reitoria sempre estará disposta a somar para, juntos, crescermos no alcance das metas e no atingimento da nossa missão”, disse.

No primeiro discurso como diretor-geral escolhido pela comunidade acadêmica do Campus Amajari, George Sterfson Barros agradeceu à família, aos gestores, aos servidores e aos alunos os votos recebidos e garantiu que vai trabalhar arduamente para honrar as promessas de campanha. Citou duas que eram consideradas desafios, mas que já foram executadas: a instalação dos motores de energia e a melhoria da qualidade da comida oferecida no restaurante do campus.

O diretor se colocou à disposição da reitora, que deu posse a um gestor pela primeira vez, depois de investida no cargo. Ele afirmou   que ela terá os diretores-gerais dos campi como companheiros para ajudá-la. “Esta é uma hora em que não podemos nos dividir, mas caminhar juntos e reconhecer que cada colega que estiver ao nosso lado será muito útil para nos ajudar nesta caminhada de gestão, porque será muito difícil, e somente a união fará a diferença”, disse.

Barros destacou que os desafios são grandes para os próximos anos, com cortes no orçamento, medidas duras contra a rede federal, e que discutirá, na próxima semana, com servidores e alunos os rumos dos institutos federais no País.  Anunciou que as parcerias serão intensificadas nos próximos quatro anos e que, em breve, será lançado, em parceria com a Universidade Federal de Roraima, um curso de especialização em Educação no Campo.

HISTÓRICO – George Sterfson Barros está à frente do CAM desde o processo de implantação, em 2009, quando foi nomeado diretor-geral da unidade.  Já tinha participado, no ano anterior, dos trabalhos de consulta à comunidade para a expansão do antigo Centro Federal de Educação (Cefet), realizados por meio de três audiências públicas: na Escola Ovídio Dias, na Comunidade Indígena Três Corações e no Assentamento Trairão.

Por lei, o processo de escolha do diretor-geral pela comunidade acadêmica só ocorre depois de cinco anos de implantação de um campus. Assim, o último processo de consulta, ocorrido este ano, foi o primeiro de que o CAM participou.

No processo de escolha para diretor-geral do Campus Amajari, dois candidatos concorreram ao cargo: os professores George Sterfson Barros e Roberson de Oliveira Carvalho. Pelos dados divulgados à época pela Comissão Eleitoral, que calcula o voto de acordo o segmento, Barros ficou com 60,74% e Roberson, 7,59%.

No dia da votação, aproximadamente 514 alunos, técnicos e professores estavam aptos a votar, sendo que 65,56% compareceram às urnas. Barros obteve 286 votos (227 de discentes, 35 de técnicos e 24 de professores), o que representou 84,86% dos votos válidos. O segundo colocado obteve 51 votos (46 de alunos e 5 de professores) ou 15,13% dos votos válidos.

Resultado da Eleição do IFRR 2016

Unidade de Votação