Reitor anuncia projetos para o Campus Amajari

por Rebeca publicado 29/06/2016 19h50, última modificação 30/06/2016 14h41
Durante a solenidade de abertura da Cápsula do Tempo do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), realizada nesta terça-feira, dia 28, o reitor Ademar de Araújo Filho anunciou projetos para o campus, como a ampliação de alojamentos, de salas de aulas, e a implantação dos laboratórios.

Durante a solenidade de abertura da Cápsula do Tempo do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), realizada nesta terça-feira, dia 28, o reitor, Ademar de Araújo Filho, anunciou projetos para o campus, como a ampliação de alojamentos, de salas de aulas, e a implantação dos laboratórios.

Antes de iniciar qualquer construção, o reitor explicou que o diretor-geral do CAM, Sterfson Barros, e a reitora eleita, Sandra Mara Botelho, terão a missão de promover audiência pública para ouvir a comunidade sobre o que existe projetado em termos de ampliação. As consultas públicas têm sido adotadas nos processos de expansão do IFRR.

De acordo com Araújo, ampliar os ambientes teóricos, como salas de aula, e implantar os laboratórios vai consolidar de fato as estruturas básica e técnica. “Os novos dirigentes terão  ainda, nesses quatro anos, a incumbência de fazer a implantação dos campi experimentais. Daí vamos ter consolidado tudo o de que vamos precisar para a produção animal, a produção vegetal e para outras áreas que vamos ter como desafio implantar”, disse.

O reitor comentou que será construído no complexo administrativo, que provavelmente terá dois pisos, um ambiente para os professores, com espaço para entretenimento, estudo e repouso. A Coordenação de Assistência Estudantil (Caes) também será contemplada com ambientes separados para assistentes sociais, psicólogos, médicos e odontólogos.

Outro projeto consolidado para licitar é a construção da casa das máquinas agrícolas. “Nestes quatro anos, tivemos a incumbência de fazer a construção do ginásio, entregamos também o bloco do almoxarifado e os geradores de energia. Que este momento seja registrado como muito feliz por termos realizado muitas ações”, ressaltou Araújo.

Entre as obras em andamento para o CAM, o diretor do Departamento Técnico de Engenharia e Obras do IFRR, Sebastião Figueira Teixeira, informou que a licitação para contratar os serviços de construção do muro e da cerca deve sair este ano. A cobertura do estacionamento e a adaptação do ambiente na parte superior do prédio administrativo também estão em andamento.

Sobre projetos futuros, o engenheiro mencionou a construção do laboratório, que está em estudo preliminar, mas que deverá seguir o modelo do que foi construído para abrigar o Almoxarifado e o setor de Patrimônio.

Outro projeto é o que traça ruas, quadras com pavimentação, calçadas, meios-fios e uma possível ciclovia. Nesse contexto urbanístico, serão construídos diversos prédios. “Tem ambientes voltados à parte animal, à parte vegetal, como  aviário, casa de codorna e casa de mel, além de um complexo esportivo, uma piscina, entre outros. É uma série de ambientes que andam com o Plano Diretor”, explicou o engenheiro.

IFRR/CCS/CAM
29/06/16