Rede Federal completa 107 anos de educação pública e de excelência

por Rebeca publicado 26/09/2016 14h25, última modificação 26/09/2016 14h25
Com o compromisso de oferecer educação profissional em todo o Brasil, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou no último dia 23/9, 107 anos de incentivo ao desenvolvimento e à inclusão social. Reitores, diretores-gerais, pró-reitores, estudantes, parceiros internacionais e autoridades comemoraram a data durante a abertura do Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), que acontece integrado à 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Vitória (ES).

A Rede Federal atua nos diversos níveis da educação profissional e tecnológica – do ensino técnico à pós-graduação –, desenvolvendo pesquisa, inovação e extensão tecnológica em sintonia com os arranjos produtivos locais. É composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II que somam 644 unidades, cerca de um milhão de matrículas e 60 mil servidores (docentes e técnico-administrativos).

"Apesar da trajetória centenária, a Rede se renova diariamente, seguindo em frente nas maiores adversidades, com esperança. Estamos consolidando a educação pública, gratuita e de excêlencia, patrimônio do povo brasileiro", afirma o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado.

História – O Brasil de ontem saiu das academias; o de amanhã saíra das oficinas", palavras do então Presidente da República, Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909, quando criou 19 escolas de Apredizes Artífices com o objetivo de educar jovens em situação de vulnerabilidade social, dando início à trajetória da Rede Federal. Nesses mais de 100 anos, as instituições passaram por diversas mudanças,  sendo a mais recente em 2008, quando foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Assista aqui ao vídeo que narra a trajetória da Rede Federal.

Ascom Conif