Biomassa como alternativa energética para Roraima é apresentada em Congresso de Pesquisa e Inovação

por Laura publicado 08/12/2016 22h10, última modificação 09/12/2016 12h46
Pioneira no estado, a pesquisa é resultado de um trabalho, desenvolvido desde 2014, envolvendo alunos e professores do do curso Técnico em Agropecuária do Campus Amajari

No terceiro dia do 11.° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre na cidade de Maceió (AL), de 6 a 9 de dezembro, a aluna Libny Barbosa e os professores Rafael Fiusa e Camila Morais, do curso Técnico em Agropecuária do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR), fizeram a apresentação em banner da pesquisa sobre a utilização da biomassa do capim-elefante como alternativa energética para Roraima.

Pioneira no estado, a pesquisa é resultado de um trabalho desenvolvido em duas etapas. Na primeira, em 2014, a equipe realizou a plantação do capim-elefante no lavrado da região norte de Roraima, para, em seguida, analisar a capacidade da biomassa para gerar energia limpa. O resultado positivo, embora tenha sido apresentado no 11. ° Connepi pelos professores e por Libny Barbosa, envolve mais seis alunos e boa parte dos professores do curso Técnico em Agropecuária do CAM.

Fiusa destacou a satisfação em poder apresentar a pesquisa no evento e colaborar para a formação dos alunos. “Nós tivemos obstáculos pelo caminho, mas somos gratos pela paciência dos envolvidos e por todo o apoio prestado pela nossa Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, pelo Departamento de Zootecnia da UFRRJ e, claro, pelo Campus Amajari. É muito gratificante saber que, por meio da nossa pesquisa, podemos vislumbrar um caminho para a produção de energia renovável no Estado de Roraima”, complementou.

Para a aluna Libny, a participação no Connepi tem proporcionado novas experiências, que contribuem para sua formação. “Eu também fiquei muito feliz, porque pude expor uma pesquisa que apresenta uma fonte de energia alternativa que poderá beneficiar o lugar onde eu moro”, disse.

Laura Veras
Foto: Gildo Júnior