Mais de 300 alunos e servidores participaram do Desfile 7 de Setembro

por Rebeca publicado 08/09/2016 19h10, última modificação 12/09/2016 15h10

Mais de 300 alunos e servidores do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) participaram, nesta quarta-feira, do Desfile do Dia 7 de Setembro, organizado pela Prefeitura do Amajari, município no norte de Roraima, distante 156 km da Capital.

A prefeitura definiu as Olimpíadas como tema deste ano, e, com base nisso, a unidade de ensino técnico levou para o desfile, na Avenida Tepequém, oito blocos, conforme informou a presidente da Comissão Organizadora do CAM, Edileia Sousa Araújo.

O primeiro foi o bloco formado por duas alunas e uma técnica levando as bandeiras do IFRR, do Brasil e de Roraima. o segundo  foi puxado por diretores e  coordenadores vestidos com a blusa dos 23 anos do IFRR. O terceiro  foi o de docentes, e o quarto o de técnicos administrativos.

Edileia  destacou os blocos diferenciais do CAM: o da Fanfarra, formada este ano, depois da chegada do professor de música,  e o do Meu Primeiro Voto, formado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), composto por alunos que votam pela primeira vez, coincidentemente, nestas eleições municipais.

O penúltimo bloco foi o dos alunos-atletas de 2016 que ganharam medalhas nos Jogos Internos do IFRR e nos Jogos dos Institutos Federais da etapa Norte, ocorrida em Manaus, no período de 26 a 31 de agosto.

Nesse último campeonato, sete alunos do futsal consagraram-se campeões regionais e vão disputar a etapa nacional em Brasília, no início de outubro: um marco para a unidade educacional, que representará o Instituto Federal de Roraima nessa modalidade.

A presidente da comissão destacou que aproximadamente 150 alunos formaram o bloco das Olimpíadas, o último a entrar na avenida. Em alusão aos anéis olímpicos e levando em consideração o resultado da Olimpíada Rio 2016, os integrantes escolheram um país de cada continente com destaque nos jogos deste ano, mais o Brasil.

O diretor-geral do Campus Amajari, George Sterfson Barros, comentou que, há seis anos no município, o campus sempre participou do ato cívico, mas neste ano teve a maior delegação da unidade de ensino, que oferece cursos técnicos presenciais e na modalidade de Educação a Distância. “A cada ano cresce o número de alunos, e o nosso principal objetivo é sensibilizá-los para a importância de participar desse momento cívico, que não é só um ato de liberdade democrática, mas principalmente de cidadania”, afirmou.

CAM - São cinco modalidades de cursos presenciais oferecidos: Alternância (o aluno fica 15 dias na escola e 15  na comunidade); Integrado ao Ensino Médio (o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo); Concomitância ( o aluno cursa o ensino médio na escola estadual e o profissionalizante no CAM); Subsequente (o aluno que já concluiu o ensino médio cursa o técnico); e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

IFRR/CCS/CAM
7/9/16