Mais de 30 alunos do IFRR participam da etapa nacional dos JIFs

por Rebeca publicado 28/09/2016 12h35, última modificação 28/09/2016 14h28

Para participar da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorre de 4 a 9 de outubro, em Brasília, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) contará com a maior delegação roraimense da história da competição: 39 participantes, sendo 33 alunos-atletas e seis servidores/técnicos esportivos.

A abertura oficial do evento será no dia 4 de outubro, às 19 horas, no Sesi Taguatinga, unidade  construída em uma área de 163.800m². Além do desfile das delegações, da presença de autoridades, incluindo diretores de campi, a cerimônia terá atrações culturais, como a banda de percussão Batalá, formada só por mulheres, e a banda do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

A organização do evento espera mais de 1.200 estudantes-atletas, vindos das cinco regiões do Brasil. Os alunos do IFRR representam os Campi Amajari, com 7 atletas, Boa Vista Centro, com 19, e Novo Paraíso, com 7, e vão disputar medalhas no judô, no tênis de mesa, na natação, no futsal masculino, no vôlei de praia feminino e no basquete feminino.

De acordo com chefe da delegação, Paulo Reinbold, pela primeira vez o IFRR vai levar a maior delegação para a etapa nacional dos JIFs. No ano passado, cinco atletas conseguiram a classificação. “Sem dúvida, o quantitativo expressivo deste ano se deve à dedicação dos professores, pois todos intensificaram os treinos, e também ao fato de termos levado mais modalidades para a etapa regional”, explicou.

O reitor pro tempore do IFRR, Ademar de Araújo Filho, lembra que, com a crise econômica enfrentada pelo País, este ano o esforço foi bem maior do que no ano passado para garantir a participação da delegação e ressalta que, como os jogos fazem parte de uma política de formação cidadã, a rede federal já incorporou o evento, que é uma realidade como desenvolvimento curricular.

A mobilização dos campi, com passagens, hospedagens e alimentação, também foi mencionada pelo reitor como importante para garantir a participação dos alunos. “Estamos cientes de que esses 33 alunos representarão muito bem o IFRR e de que irão trazer um grande resultado, como em outras etapas já trouxeram. Parabenizamos todos os que estão indo e desejamos boa sorte. O IFRR sem dúvida terá a sua imagem bem projetada por nossos servidores e alunos”, disse.

Sobre o crescimento no número de participantes de Roraima, Araújo creditou isso ao trabalho dos professores de Educação Física e ao empenho dos alunos e dos servidores técnicos, que ajudaram não só na parte do desporto, mas também na questão processual.

Fotos: Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari