IFRR vence o IFPA no basquete feminino e garante ouro nos JIFs

por Rebeca publicado 05/09/2016 21h22, última modificação 05/09/2016 21h22
Mais uma medalha para o Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi garantida na manhã desta terça-feira, dia 30, durante a quarta partida do basquete feminino contra as meninas do Pará. Invictas na competição, as alunas-atletas fecharam o placar em 21 (IFRR) x 10 (IFPA).

Mais uma medalha para o Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi garantida na manhã desta terça-feira, dia 30, durante a quarta partida do basquete feminino contra as meninas do Pará. Invictas na competição, as alunas-atletas  fecharam o placar em 21 (IFRR) x 10 (IFPA).

A premiação do basquete, assim como dos demais esportes coletivos, ocorre na cerimônia de encerramento da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) nesta quinta-feira, dia 31, no Campus Manaus Centro, prevista para as 19 horas. O desempenho das 10 atletas rendeu a vaga para representar a Região Norte na etapa nacional, no mês de outubro, em Brasília.

A preparação para esse resultado iniciou-se após o término dos JIFs 2015, em Rondônia, conforme explicou o técnico do basquete, professor Paulo Russo, quando a equipe não conseguiu a classificação. A preparação incluiu treinamento nas férias do final e do meio do ano, justamente para enfrentar as boas equipes dos demais estados.

“Começamos um planejamento montando uma equipe de trabalho que envolveu alunos do curso de graduação em Educação Física. Os treinamentos foram se intensificando com o passar dos meses. Nosso trabalho e dedicação foram premiados, e eu agradeço muito à instituição e principalmente a essas meninas, que se doaram e me ensinaram muito ao longo deste ano”, comentou Russo.

Entre as veteranas do grupo está Fernanda Araújo, que integra a equipe desde o primeiro ano da modalidade (2014). Depois de perder nos dois primeiros anos, ela diz que as atletas sabiam que, se quisessem vencer, precisariam ter atitude e foco. “Partimos desse princípio e treinamos duro”, ressaltou.

O treinamento era feito de segunda a sexta-feira, incluindo vários amistosos. Das quatro partidas, a atleta afirma que o jogo mais importante  foi contra o Tocantins. “Ano passado perdemos para o Tocantins com uma grande diferença no placar, e agora entramos em quadra determinadas a vencer! E vencemos. Marcamos bem. Atacamos bem. Fizemos por merecer a vitória. Agora, estamos focadas em Brasília”, comemorou.

Uma das calouras do time, Marcela Karolainy Batista, reforçou o que disse Fernanda acerca do treinamento duro da equipe para alcançar o resultado, acrescentando o apoio dos técnicos Kayo, Erliene, Paulo Russo e Leonardo Braga. “Graças à nossa dedicação, ao apoio dos que acreditaram em nós, como os nossos técnicos, junto com a vontade de dar a volta por cima, já que muitos não acreditavam no time, vencemos. Só temos a agradecer em especial ao time, que me recebeu de forma surpreendente”, afirmou.

FINAL – No último dia dos JIFs, 31, duas equipes do IFRR ainda entram em quadra para disputar o ouro: a dupla de vôlei de praia Ana Karol e Rayane Alberti, que joga contra as atletas de Rondônia, e o futsal masculino, que venceu, na tarde desta terça-feira, dia 30, o Instituto Federal do Acre (Ifac) nos pênaltis por 4 x 3, e vai disputar o primeiro lugar com Rondônia ou Amapá, que fazem  a outra semifinal.

Textos e fotos: Rebeca Lopes

CCS/Campus Amajari