IFRR divulga editais dos programas institucionais de apoio à pesquisa e à iniciação científica

por Rebeca publicado 08/12/2016 20h30, última modificação 09/12/2016 15h14

A biomassa como alternativa energética foi um dos projetos do CAM em 2016

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) do Instituto Federal de Roraima divulgou, nesta quarta-feira, dia 7, os editais para 2017 de três programas institucionais para seleção de propostas de projetos de pesquisa e ensino, bem como de concessão de bolsas para alunos na área de iniciação científica e tecnológica.

Serão ofertadas 30 bolsas para alunos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), divididas entre os quatro campi; e selecionadas 7 propostas de professores pelo Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplicada (PIPAD); e 3 projetos de apoio à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de energia renovável.

Os prazos para as inscrições variam conforme o programa. Pelo Edital 007/2016/IFRR/PROPESQ, para o Pibict elas ocorrem de 13 a 17 de fevereiro, nos respectivos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica dos campi. As 30 bolsas para alunos estão assim divididas: 13 para o Campus Boa Vista Centro, 10 para o Novo Paraíso, 5 para o Amajari e 2 para o Campus Zona Oeste. O valor mensal de cada bolsa será de R$ 400, a contar de 13 de março.

No Pipad, as inscrições serão realizadas de 20 a 23 de fevereiro, destinando-se exclusivamente para professores do quadro efetivo do IFRR. O programa vai selecionar sete propostas para apoio financeiro à pesquisa, com recurso total de R$ 70 mil, ou de R$ 10 mil por proposta. A intenção é estimular e apoiar pesquisas científicas e/ou tecnológicas, a fim de gerar produtos ou processos inovadores, preferencialmente, com possibilidade de patenteamento.

O Edital 008/2016/IFRR/PROPESQ, do Pipad, contém a informação de que eventuais cortes ou limitações impostas pelo Ministério da Educação ao orçamento da Propesq poderão impactar o quantitativo de apoio financeiro ao docente pesquisador. Nesse caso, o critério de ingresso e permanência será de acordo com a ordem de classificação.

Já para o processo de seleção de três projetos de pesquisa na área de energia renovável com bolsas para docentes do IFRR, conforme o Edital 006/2016/IFRR/PROPESQ, o prazo de inscrição será de 20 a 23 de fevereiro, em cada campus. O valor previsto por projeto será de R$ 30 mil.

Confira os editais:

– Edital 06/2016: Energia Renovável: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/pesquisa/energia-renovavel/energia-renovavel-2017

– Edital 07/2016: Pibict: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/pesquisa/pibict/pibict-2017

– Edital 08/2016: Pipad: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/pesquisa/pipad/pipad-2017

IFRR/Campus Amajari
8/12/16