IFRR Campus Amajari discute práticas pedagógicas na educação profissional

por Rebeca publicado 03/02/2016 19h35, última modificação 04/02/2016 21h48
Professores e equipe técnico-pedagógica do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari participam, de 11 a 16 de fevereiro, do VIII Encontro Pedagógico: práticas pedagógicas na educação profissional. O evento deve reunir em torno de 50 participantes, das 8h às 18 horas, na biblioteca do campus.
IFRR Campus Amajari discute práticas pedagógicas na educação profissional

VIII Encontro Pedagógico acontece de 11 a 16 de fevereiro

O objetivo do encontro é promover momentos de discussão e reflexão sobre as peculiaridades do trabalho do docente que atua na educação profissional do IFRR, formada por um público de discentes heterogêneo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Campus Amajari, Thays Carvalho, o diferencial desse primeiro encontro de 2016 é que visa aliar teoria e prática, com a realização de palestra, oficina e conversas pedagógicas. Ao final, pretende-se discutir as perspectivas dos professores para uma prática inovadora para 2016.

A coordenadora explicou que as ideias propostas pelos docentes serão escritas e o acesso a elas facilitado, para que, chegando ao final do ano letivo, os professores possam avaliar o que deu certo. “Nossa proposta é sistematizar essas ideias,  fixá-las na sala dos professores e, na última reunião com eles,  avaliar o que propusemos  realizar”, disse.

PROGRAMAÇÃO

O dia 11 está reservado para que a Reitoria fale sobre as "Políticas institucionais do IFRR: avanços e desafios". Para isso, haverá a apresentação do reitor, Ademar de Araújo Filho; do diretor-geral do Campus Amajari, George Sterfson Barros; e dos pró-reitores de Ensino, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica; de Extensão, de Administração e de Desenvolvimento Institucional.

No dia 12, a professora-doutora em Educação Especial da UFRR (Universidade Federal de Roraima) Adriane Menezes vai tratar das práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva.  Segundo Thays, nas reuniões que a Coordenação Pedagógica faz, sempre existe essa demanda. “No encontro anterior, falamos sobre educação especial, e este ano será mais amplo. Falaremos sobre a legislação atual, de como pode ser a abordagem com os alunos, entre outros pontos”, esclareceu.

Nos dois últimos dias (15 e 16), a diretora de Articulação Pedagógica do IF Paraíba, Maria José Aires de Andrade, vai falar sobre práticas pedagógicas na educação profissional. Ela fará uma abordagem sobre metodologia, avaliação e currículo na perspectiva da educação profissional.

CCS/IFRR CAM

03/02/16