IFRR/Campus Amajari discute interculturalidade e práticas pedagógicas

por Rebeca publicado 01/02/2017 18h55, última modificação 02/02/2017 15h18
A abertura do X Encontro Pedagógico do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, discutindo "Práticas Pedagógicas e Interculturalidade: saberes integradores para uma educação emancipadora na educação profissional e tecnológica", tema da primeira edição de 2017

A abertura do X Encontro Pedagógico do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, discutindo "Práticas Pedagógicas e Interculturalidade: saberes integradores para uma educação emancipadora na educação profissional e tecnológica",  tema desta primeira edição de 2017.

 Adriane Menezes e Rodrigo Mesquita, palestrantes

Os professores doutores Adriane Melo de Castro Menezes e Rodrigo Mesquita, ambos da Universidade Federal de Roraima  (UFRR), conduzem as discussões. O encontro, que  termina nesta sexta-feira, dia 3, está sendo realizado, durante todo o dia, na biblioteca da unidade, com a participação de professores das comunidades indígenas da região e da sede do município.

De acordo com o diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, pela primeira o convite do evento foi estendido ao público externo, como Secretaria Municipal de Educação do Amajari, Escola Estadual Ovídio Dias (Amajari), Escola Santa Luzia (Comunidade Indígena Três Corações) e Centro Regional de Educação Indígena do Amajari Noêmia Peres (Creiamp).

A intenção é fortalecer a educação nos três níveis de ensino. “O nosso encontro pedagógico vai debater temas importantes para os profissionais que atuam na educação, seja ela municipal, seja estadual, seja federal, pois vai discutir interculturalidade, diversidade cultural e linguística, e outros assuntos pertinentes. A partir deste ano, o convite à comunidade externa será uma prática que vamos adotar”, disse.

O encontro faz parte da programação anual da unidade e tem como objetivo proporcionar momentos de integração, reflexão e formação no tocante à relação entre a prática pedagógica e a interculturalidade no contexto da educação profissional e tecnológica.

Entre  professores e integrantes da  equipe técnico-pedagógica, devem participar em torno de 50 profissionais. A coordenadora pedagógica do Campus Amajari, Luana Lobo, destacou que serão abordados, por meio de palestras, oficinas e grupos de trabalhos, temas relevantes ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que potencializem a educação intercultural no ensino profissional e tecnológico.

A coordenadora técnico-pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Thays Cristine Carvalho, representando a Reitoria, lembrou que o planejamento do evento vem desde dezembro. “Pedimos contribuições dos colegas, que nos foram dadas e são muito úteis para o atendimento dos anseios de cada um”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

No segundo dia, 2, serão realizadas duas oficinas. Uma sobre “Avaliação da aprendizagem e valorização das diferenças: componentes do ato pedagógico”, com a professora mestre Catarina Janira Padilha (Escola Municipal Vovô Dandãe). A outra sobre “Planejamento integrado no contexto da diversidade”, com o doutor José Airton da Silva Lima (Universidade Virtual de Roraima – Univirr).

Pela manhã do último dia, a dinâmica será por meio de grupos de trabalho, um a respeito de “Técnicas de ensino e interculturalidade: a (re) construção do fazer pedagógico”, com o doutor João Paulino da Silva Neto (UFRR), e outro, “Indisciplina, motivação e aprendizagem: desafios e possibilidades”, com a especialista Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos.

A parte da tarde será destinada ao planejamento coletivo dos docentes com a equipe da Coordenação Pedagógica (Coped), das Coordenações de Cursos Técnicos (CCTEC)  e do Departamento de Ensino (DEN).

 

Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari
1/2/17

CGP