HIDROPONIA - Professora do IFRR palestra para alunos de escola estadual

por Rebeca publicado 20/09/2016 22h15, última modificação 21/09/2016 15h23
A professora do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) Camila Morais palestrou, nesta segunda-feira, dia 19, sobre o tema “Hidroponia”, na Escola Estadual Mário David Andreazza, no Bairro Caimbé, zona oeste de Boa Vista, para uma turma de alunos do 3.º ano do ensino médio.

Os alunos vão participar da feira de ciências da escola e pretendem desenvolver o projeto de uma horta na unidade escolar com sistema hidropônico utilizando materiais recicláveis. O momento serviu para os estudantes tirarem dúvidas para montar o projeto.

Com as informações repassadas, Camila foi convidada a fazer parte do projeto como professora orientadora externa. Na palestra, ela falou sobre o projeto de pesquisa que desenvolve no Campus Amajari e orientou os ouvintes sobre os materiais e o tempo necessário para a montagem do projeto.

O projeto de pesquisa em desenvolvimento no CAM tem o objetivo de utilizar a energia solar para suprir as demandas energéticas de dois sistemas de produção de hortaliças, por hidroponia e aquaponia, tornando o sistema de produção autossustentável, e diminuir o custo da produção para o pequeno produtor, ao longo do tempo.

Segundo Camila, o projeto pode viabilizar a implantação da agricultura em locais sem energia elétrica, bem como promover a mitigação de poluentes em municípios que geram energia elétrica por meio da queima de combustíveis fósseis, a exemplo da maioria dos municípios de Roraima.

CCS/Campus Amajari
20/9/2016