Eventos para professores e alunos abrem período letivo

por Rebeca publicado 10/02/2016 21h25, última modificação 11/02/2016 18h55
O período letivo do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari inicia nesta quinta-feira, 11. Como parte do calendário escolar de 2016, alunos, professores e a equipe técnico-pedagógica participam de dois eventos preparados pela instituição de ensino, que se estendem até o dia 16 de fevereiro.
Eventos para professores e alunos abrem período letivo

Encontro Pedagógico e a Acolhida aos Discentes começam dia 11

O período letivo do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari inicia nesta quinta-feira, 11. Como parte do calendário escolar de 2016, alunos, professores e a equipe técnico-pedagógica participam de dois eventos preparados pela instituição de ensino, que se estendem até o dia 16 de fevereiro.

Durante os quatro dias, os docentes participam do VIII Encontro Pedagógico: Práticas Pedagógicas na Educação Profissional, de 8h às 18h, na biblioteca do campus. Os alunos serão recepcionados pela Acolhida aos Discentes, no ginásio de esporte da unidade, de 8h às 12h, com oficinas, palestras, recreação, dinâmicas e apresentação de banda e teatro.

A oitava edição do Encontro Pedagógico tem objetivo de promover momentos de discussão e reflexão sobre as peculiaridades do trabalho do docente que atua na educação profissional do IFRR. De acordo com a coordenadora pedagógica do Campus Amajari, Thays Carvalho, o diferencial desse primeiro encontro de 2016 é que visa aliar a teoria e prática, com a realização palestra, oficina e conversas pedagógicas.

A coordenadora explicou que as ideias propostas pelos docentes serão colocadas em papel e será de fácil acesso, para que chegando ao final do ano letivo, possam avaliar o que deu certo. “Nossa proposta é sistematizar essas ideias e colocar na sala dos professores, e na última reunião com eles, possamos avaliar o que propusemos em realizar”, disse.

Já a Acolhida aos Discentes é voltada para quem é matriculado no Curso Técnico em Agropecuária nas seguintes modalidades: integrado ao ensino médio, regime de alternância, concomitante ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são em torno de 220 estudantes que iniciam o ano letivo.

Esse quantitativo não inclui os alunos matriculados nos Cursos Técnico em Cooperativismo e Técnico em Informática, ambos subsequentes ao ensino médio, na modalidade EaD (Educação a Distância), nem os candidatos às novas turmas dos Cursos Técnico em Aquicultura e Técnico em Agropecuária.

Conforme a presidente da Comissão de Acolhida, Luciana Bacelar, o acolhimento e a integração dos alunos do Campus Amajari é um evento estratégico, que ocorre no início de cada semestre letivo, com o objetivo de recepcionar, instruir e preparar os alunos para as atividades acadêmicas que se iniciam.

CCS/ CAM

10/02/16