Evento no Campus Amajari do IFRR celebra cultura dos povos indígenas

por Laura publicado 16/05/2022 13h55, última modificação 02/07/2022 12h23
Programação ocorre no dia 18 de maio, das 9h às 17h, na sede da unidade

Nesta quarta-feira, 18, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) realiza um evento em alusão ao Dia dos Povos Indígenas. O público-alvo é a comunidade acadêmica da unidade, que está convidada a participar das atividades das 9h às 17h, na sede do campus.

A programação contará com palestra do professor Reinaldo Wadeyuna Luiz Rocha, mostra de artesanato e pintura corporal, com o artista indígena Makdones Santos de Almeida, apresentações culturais, nas línguas indígenas Taurepang, Ye´kwana e Makuxi, além das danças do tipiti, com o Grupo da Comunidade Indígena da Mangueira, do parixara, com o Grupo da Comunidade Indígena do Araçá, e declamação de poesias, com Sony Ferseck.

Também haverá o desfile da beleza indígena de estudantes do campus, com a presença da Miss Indígena de Roraima e egressa do CAM do curso Técnico em Aquicultura, Mari Williams, da etnia Wapichana. No evento, os participantes ainda poderão degustar da damorida, comida típica indígena à base de peixe e pimenta, e acompanhar os Jogos Indígenas, cuja abertura ficará a cargo do grupo Agita Amajari.

Dos cinco campi do IFRR, o Campus Amajari é o que tem maior número de alunos indígenas autodeclarados. Eles são de etnias diversas, como makuxi, wapichana, ye´kwana, sapará e taurepang. Para homenagear e debater datas simbólicas, como o Dia dos Povos Indígenas, a unidade sempre realiza atividades que contribuam para a preservação de traços dessa cultura e da manutenção de identidades étnicas vivas.

Ascom/Reitoria
16/5/2022