Docentes e técnicos discutem Educação Intercultural

por Rebeca publicado 31/01/2018 13h25, última modificação 05/02/2018 18h30
Nos dias 1.º e 2 de fevereiro, docentes e técnicos do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima se reúnem para o XII Encontro Pedagógico. O tema será: “Educação Profissional e Tecnológica: diálogos pedagógicos para a Educação Intercultural”. O encontro ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre, e visa promover formação continuada da equipe do ensino para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas ao longo do ano letivo

Nos dias 1.º e 2 de fevereiro, docentes e técnicos do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima se reúnem para o XII Encontro Pedagógico. O tema será: “Educação Profissional e Tecnológica: diálogos pedagógicos para a Educação Intercultural”. O encontro ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre, e visa promover a formação continuada da equipe do ensino para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas ao longo do ano letivo.

Nesta primeira edição de 2018, o objetivo do tema é dialogar sobre as perspectivas do fazer pedagógico intercultural na educação profissional e tecnológica e seus desdobramentos no âmbito institucional do Campus Amajari. O debate proporcionará à equipe docente, técnica e gestora do ensino a troca de conhecimento adquirido nas experiências vivenciadas nas práticas pedagógicas que considerem o contexto intercultural da unidade de ensino.

A programação inicia-se às 8 horas, e a abertura do evento será conduzida pelo diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros. Durante o primeiro dia, será realizada a palestra “Problematizando atitudes interculturais na formação de educadores”, que será proferida pelo professor João Paulino da Silva Neto. Paulino é coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mestre em Pedagogia, doutor em Antropologia Social e  pós-doutor em Letras pela UFRR.

No segundo dia do encontro, ocorre a oficina “O docente na educação profissional e tecnológica e a avaliação da aprendizagem na perspectiva intercultural”, das 8h às 12h. A oficina será ministrada pelas professoras Maria Gilvanete Silva Santos (UFRR) e Ruth Nitzia Botello Ortiz.  Das 14 às 17h30, os participantes discutirão sobre a nova redação da Organização Didática e farão o planejamento coletivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CAM, Luana Lobo, o Encontro Pedagógico é espaço para discussão, debates e trocas de conhecimentos a partir da rica demanda que a prática pedagógica proporciona. “Como educadores, rediscutir nossa prática com nossos pares, considerando nossos contextos, contribui e fortalece  a ressignificação do saber”, disse.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari