Dupla do vôlei de praia de Roraima ganha campeonato nacional dos Jogos dos Institutos Federais

por Rebeca publicado 08/10/2016 12h02, última modificação 08/10/2016 12h02
Pela primeira vez o Instituto Federal de Educação de Roraima ganhou o campeonato nacional de vôlei de praia feminino dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A dupla Ana Karol e Rayane Alberti venceu na tarde desta sexta-feira, 07, as atuais campeãs, do IF Rio Grande do Norte, por 2x1, com parciais de 23x21, 19x21 e 15x7.

Pela primeira vez o Instituto Federal de Educação de Roraima ganhou o campeonato nacional de vôlei de praia feminino dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A dupla Ana Karol e Rayane Alberti venceu na tarde desta sexta-feira, 07, as atuais campeãs, do IF Rio Grande do Norte, por 2x1, com parciais de 23x21, 19X21 e 15x7.

A ansiedade de início de partida foi sentida pela dupla de Roraima, que começou perdendo em dois sets, mas depois conseguiu virar o jogo. Segundo Ana Karol, a segunda etapa da competição estava mais difícil, com times mais fortes, no entanto, serviu para mostrar que é possível vencer. “É muito bom ver Roraima numa competição nacional e mais ainda, sentir o gosto da vitória”, disse.

A conquista é resultado do trabalho traçado pelo treinador Marcello Soares, que desde 2014 namora o título nacional, mas até então, não tinha conseguido. No ano de 2014, o IFRR chegou a disputar as semifinais de praia, mas perdeu e acabou em 3º lugar em dupla. No ano seguinte, ficou em 2º lugar na etapa regional.

Conforme Soares, o projeto dessa conquista foi iniciado em novembro de 2015, com adesão de vários alunos, entre eles a atual campeã, Ana Karol. Na periodização montada houve momentos de treinos de três, quatro e até cinco vezes por semana, valorizando em algumas etapas, momentos de maior intensidade das atividades físicas, de treinamento técnico e de treinamento tático.

Nesse período, Rayane voltou para o IFRR em um curso superior, e como já tinha histórico de jogos de vôlei de quadra pelo instituto, inclusive com a Ana Karol, a dupla foi criada. “Tivemos a alegria de ser campeãs tanto na etapa regional como nacional deste ano. A partida foi complexa, mas conseguimos obter resultado, principalmente porque chegamos ao ápice do momento da periodização”, avaliou.

NATAÇÃO – Teve inicio na tarde desta sexta-feira, 07, as competições de natação. O IFRR participou com os atletas Lilian Geovana Garcia e Manoel Silva do Nascimento, que ficaram em 3º e 5º lugares, respectivamente, nos 200 metros nado livre. Neste sábado, eles voltam às piscinas.

A equipe do judô também voltou a competir na tarde desta sexta-feira, desta vez, na categoria absoluto, quando todos os judocas inscritos podem competir entre si, sem levar em conta peso ou categoria. João Victor Alecrim ficou em 2º lugar, e Arthur Gondim, 5º lugar.

As premiações do judô, tênis de mesa, e vôlei de praia aconteceram durante o jantar.

Textos e fotos: Rebeca Lopes

IFRR/CCS/CAM