Dificuldades e anseios são apresentados em reunião com Pró-reitorias e AGU

por Rebeca publicado 18/01/2017 21h20, última modificação 18/01/2017 21h20
Dentro do cronograma de visitas aos campi do Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR), nesta quarta-feira, 18, o Campus Amajari, ao Norte do Estado, recebeu representantes das Pró-reitorias de Administração (Proad), de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e da Advocacia Geral da União (AGU).

O encontro ocorreu na biblioteca e contou com a participação do diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, de Deybe José Viriato, representando a Proad; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Diogo Saul; do procurador-federal junto ao IFRR, Daniel Oliveira Nóbrega; de técnicos, professores e gestores da unidade de ensino.

A reunião serviu para que os representantes das duas Pró-reitorias e da AGU abordassem, entre outros temas, sobre planejamento integrado, licitações, orçamento, questão jurídica, contratos continuados, instrumentos internos, como Manual de Compras.

O momento também serviu para que gestores do campus tirassem dúvidas sobre procedimentos administrativos que garantissem melhor fluxo dos processos, falassem das suas demandas e principais dificuldades administrativas encontradas. Entre elas, a demora de conclusão de processos licitatórios.

Sobre orçamento, foi explanada a redução de recursos que o IFRR teve para o ano de 2017, e sobre isso, o diretor-geral deixou como sugestão a criação de uma equipe de trabalho para trabalhar exclusivamente como TED (Termo de Execução Descentralizada), modelo muito utilizado por outras instituições federais de ensino.

Conforme Sterfson, muitos IFs estão organizados nesse sentido, e Roraima, precisa pensar nessa alternativa. “Com uma equipe exclusiva para trabalhar só com TEDs, com projetos dos campi e buscando recursos em Brasília, com certeza vamos conseguir realizar várias ações, sem depender apenas da liberação de emendas ou dos recursos próprios”, afirmou.

Para a diretora de Ensino do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, a reunião foi informativa e esclarecedora e a proposta de planejamento integrado entre às pró-reitorias e os campi, tanto para compra quanto estrutura física, vai ser de grande importância para o desenvolvimento das atividades. “Se realmente acontecer dessa forma, será muito bom para todos”, comentou.

Depois da reunião, o diretor-geral levou os visitantes para conhecerem as dependências do CAM, em especial os ambientes didáticos envolvendo a parte vegetal e animal, como aprisco, tanques de peixe, criação de cabras, criação de galinhas, plantação de hortaliças.

IFRR/CCS/CAM

18/01/17