Dia da Mulher: CAM realiza semana de atividades

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 05/03/2018 19h52, última modificação 05/03/2018 19h52
Desta segunda, dia 5, até quinta-feira, dia 8, alunos e servidores participam de ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Assuntos como violência, saúde e inserção em mercado do trabalho serão discutidos

“Lugar de mulher é onde ela quiser”. Essa foi uma das frases do desfile de cartazes promovido por alunas do Campus Amajari na abertura da Semana da Mulher, nesta segunda, dia 5. A semana tem como tema “Mulheres: por uma vida de respeito e sem violência”. As atividades ocorrerão até quinta-feira, dia 8, envolvendo alunos e servidores do CAM.

Para a presidente da comissão organizadora do evento, professora Joelma Fernandes, a ação é importante para gerar reflexão a respeito da violência contra a mulher em Roraima. “Pelas pesquisas, enquanto a média nacional de homicídios é de quatro mulheres a cada 100 assassinatos, em Roraima ela chega a 11. Diante disso, no âmbito do IFRR, como instituição educacional, é perceptível a necessidade de fazer um trabalho mais completo em relação às diferenças de gênero e de conscientização da existência das desigualdades, e principalmente sobre a existência dos mais diversos tipos de violência contra mulher”, afirmou.

Joelma destacou que é fundamental a participação também de alunos do sexo masculino nas atividades, para que eles também entendam os tipos de violência sofridos pelas mulheres.  “É um trabalho coletivo, de humanização, para ser feito diariamente, não apenas no dia 8 de março, mas por todo o ano”.  Para ela, o tema da Semana da Mulher se refere à vida da mulher de uma forma geral: saúde, educação, mercado de trabalho, beleza.

Alunas apresentam faixa com o tema da Semana

Confira a programação:

5/3 (segunda-feira)

9h40 –  Abertura da Semana da Mulher:

• Exposição da faixa de abertura
  • Exposição de fotografias de servidoras no mural

6/3 (terça-feira)

• Das 10h às 11h45 – Palestra com nutricionista, com o tema: “Nutrição Saudável e sua contribuição para saúde da mulher”
  • Das 14h às 18h – Seminário “Eleições 2018 e a participação política das mulheres em Boa Vista”
  • 18h30 – Cine Pipoca: exibição do filme “O sorriso de monalisa”

7/3 (quarta-feira)

• 7h – Concentração da Caminhada “Pela Vida das Mulheres”