Cinco trabalhos do Campus Amajari são selecionados para Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação

por Rebeca publicado 16/11/2016 22h05, última modificação 17/11/2016 13h34

Vinte e cinco trabalhos do Instituto Federal de Roraima foram selecionados para a apresentação no XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre de 6 a 9 de dezembro, em Maceió (AL). Desses, cinco são do Campus Amajari, localizado no norte de Roraima, distante 156 km da Capital.

O Connepi é um evento voltado para divulgação, promoção e fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento e extensão tecnológica realizado no âmbito das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Dos cinco trabalhos do Campus Amajari, quatro serão apresentados em pôsteres e um de forma oral. Quatro professores e cinco alunos irão participar. Os docentes são Daniele Sayuri Fujita, Rafael Fiusa de Morais, Camila Santos Barros de Morais e Wilma Gonçalves de Faria.

Os alunos são André Vinícius Lima Almeida, Thaynar Araújo Souza, Libny Raquel da Silva Barbosa, Suzane Souza Braga e Ester Morais da Silva Assunção, todos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. Eles vão receber do campus uma bolsa para auxiliar nos gastos com passagem, hospedagem e alimentação.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica do CAM, Marina Keiko, será uma oportunidade para a divulgação dos resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos pela unidade de ensino. “Professores pesquisadores e alunos se empenharam no desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, que agora culminam com a divulgação dos resultados no Connepi”, disse Marina.

Nesta edição, o Connepi será promovido pelo Instituto Federal de Alagoas com a participação de 19 instituições da Rede Federal e apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Títulos dos trabalhos do Campus Amajari aprovados:

1.  Identificação dos cronotipos dos discentes do curso Técnico em Agropecuária do IFRR/Campus Amajari – professora Daniele Sayuri e o aluno André Vinícius Lima Almeida;

2. Estrutura da assembleia de invertebrados bentônicos da região marginal do rio Amajari-RR – professora Daniele Sayuri e a alunaThaynar Araújo Souza;

3. Biomassa de capim-elefante como alternativa energética para o Estado de Roraima – professores Rafael Fiusa e Camila Morais e aluna Libny Raquel da Silva Barbosa

4. Equinocultura no município de Amajari: sistema de produção, sanidade e nutrição – professora Wilma Gonçalves de Faria e alunas Suzane Souza Braga e Ester Morais da Silva Assunção;

5. Bovinocultura de leite no município de Amajari: sanidade e suplementação mineral – professora Wilma Gonçalves de Faria e alunas Suzane Souza Braga e Ester Morais da Silva Assunção.

Com informações da Copesq
CCS/Campus Amajari