IFRR-CAM premia vencedores do Concurso de Redação sobre temas voltados ao meio ambiente

por Rebeca publicado 02/06/2016 16h05, última modificação 03/06/2016 21h49
Surpresa, emoção e euforia. Esses foram os sentimentos dominantes durante o anúncio dos vencedores do VII Concurso de Redação do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-CAM), realizado no espaço de convivência da unidade educacional, na tarde desta quarta-feira, 1.º de junho.

Os três primeiros colocados levaram medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, mais camiseta e certificado de participação. As premiações ocorreram em duas categorias. A primeira para alunos do 5.º ano do ensino fundamental, que tiveram como tema “por que o Brasil não consegue vencer a zika e a dengue”. Os vencedores foram os alunos da Escola Municipal Ieda da Silva Amorim: Lara Mires Monteiro de Almeida, 10, que ficou em 1.º lugar, seguida por Irislanny Celestino Barbosa, 10, e Tamires Rodrigues da Silva, 11.

A segunda categoria era voltada aos alunos do 9.º ano do ensino fundamental, ensino médio regular e técnico, que tiveram que escrever sobre a “falta d´água e suas consequências para o agronegócio brasileiro”. O 1.º e o 3.º lugares ficaram com os alunos do CAM, Maria Gabriela Ferreira Almeida, 15, e Simeão Viriato Pedro, 15, ambos do 1.º ano do curso Técnico em Aquicultura; e o 2.º lugar, com a aluna da Escola Estadual Ovídio Dias, Alexssandra Alexandre Silva, 14.

Durante o discurso de entrega dos prêmios, o diretor-geral em exercício, Rafael Fiusa de Morais, comentou que a realização do concurso de redação, além de incentivar os alunos a ler e escrever, cria neles o censo crítico. “Logo vocês estarão discutindo os problemas do nosso país, então é importante que temas como esses estejam presentes na vida de vocês. Parabéns a todos os participantes, escolas, membros da comissão organizadora e comunidade pelo brilhante trabalho”, disse.

O presidente do evento, José Vilson Martins Filho, comentou que, neste ano, houve uma quantidade maior de alunos participantes e anunciou que, provavelmente, ainda em 2016, aconteça um segundo concurso de redação. “As redações foram pertinentes, com escritas significativas, e esperamos que, no próximo concurso, tenhamos mais participantes”, convidou.

A aluna Maria Gabriela, do IFRR-CAM, comentou haver participado de outro concurso quando estudava no Município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, e que a sensação de ouvir o nome ser chamado como vencedora foi de surpresa. “Comprova que vale a pena a gente participar”, afirmou.

O concurso de redação é um projeto de extensão do Campus Amajari que objetiva incentivar os alunos na leitura e na escrita, como preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

IFRR/CCS/CAM
2/6/16