Campus Amajari terá eventos para receber calouros e veteranos

por Rebeca publicado 09/02/2017 19h25, última modificação 09/02/2017 20h05
Como parte do calendário escolar 2017, o Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima organiza evento para receber os alunos dos cursos técnicos da unidade. Neste ano, a acolhida dos discentes acontece em dois momentos, um nesta sexta-feira, 10, para os veteranos, e outro, dia 13, para os calouros

Como parte do calendário escolar 2017, o Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima organiza evento para receber os alunos dos cursos técnicos da unidade. Neste ano, a acolhida dos discentes ocorre em dois momentos, um nesta sexta-feira, 10, para os veteranos, e outro, dia 13, para os calouros.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora de Acolhida dos Discentes, Kelren Cecília dos Santos, a recepção dos alunos é realizada anualmente, com atividades educativas, lúdicas e brincadeiras, e este ano foi pensada de forma diferente: envolver os veteranos na recepção dos ingressantes.

No evento desta sexta, 10, os veteranos serão recepcionados, no início da manhã, pelo diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, e pela diretora do Departamento de Ensino (DEN), Pierlangela Cunha, no espaço de convivência, onde darão boas-vindas e falarão sobre a nova proposta para receber quem está chegando. Também será solicitado o apoio deles para organizarem os espaços para receber os novatos.

Os professores também devem participar das atividades nos dois eventos. “A acolhida foi pensada no sentido de apresentar o futuro ambiente de trabalho para quem está chegando à escola, para que possa se ambientar. Mas, além disso, acreditamos que o mais importante será fazer o trabalho de pertencimento de quem está chegando e dos que já estão na escola”, afirmou Kelren.

Segundo ela, ao envolver os veteranos de forma efetiva na recepção dos novatos, a comissão quer que se sintam peça-chave desse momento importante na vida acadêmica dos seus colegas novatos. “Essa vivência vai ajudá-los a trabalhar a questão do pertencimento ao ambiente escolar e a desenvolver laços de amizade, companheirismo, que vão durar, no mínimo, três anos, que é o tempo do curso”, disse.

Para o dia 13, os 100 novos alunos dos três cursos técnicos nas áreas de Aquicultura e Agropecuária, incluindo 30 indígenas da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, farão passeio pelos ambientes didáticos, como o aprisco, o açude de peixe e as hortas. A previsão é que esse tour dure uma hora e trinta minutos, tempo para apresentar tudo o que é produzido na escola.

Depois, eles retornam à escola para conhecer o laboratório de informática e a biblioteca.  A parte cultural inicia-se em seguida, com apresentação do grupo teatral do campus com a peça “Os superlimpos enfrentam o Dr. Sujão”, e, logo depois, a banda de música CAM SOM, formada por servidores, vai alegrar a galera.

Na parte da tarde, realiza-se oficialmente a abertura do ano letivo 2017, com a apresentação da fanfarra, e, depois, o diretor-geral dará às boas-vindas, para, em seguida, a diretora do DEN conversar sobre a educação profissional.

A comissão também solicitou às coordenações subordinadas ao DEN que façam explanação sobre as suas atribuições e as da equipe de trabalho.  Será disponibilizado um momento para o relato de experiências e vivências dos alunos do campus.

IFRR/CCS/CAM
9/2/17