Campus Amajari tem primeira cria de caprinos

por Rebeca publicado 22/09/2016 18h35, última modificação 22/09/2016 18h33
A primeira cria de caprinos do rebanho da Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) nasceu nesta terça-feira, dia 20. A unidade foi implantada em março deste ano e conta agora com 14 ovinos e quatro caprinos.

Os professores de Zootecnia do campus, Rafael Barros, responsável pela unidade de produção, e Diego Coelho, acompanhados por alunos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária, fizeram o corte e o curativo do umbigo da cabrita e a colocaram para a mamada do colostro.

Os cinco primeiros ovinos foram financiados pelo Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova-IFRR), por meio do projeto da ex-professora do CAM Almira Biazon no valor de R$ 5 mil. Os recursos possibilitaram a compra dos animais, de material para a construção do aprisco, de balança digital e de insumos para o desenvolvimento das atividades.

Para ajudar no desenvolvimento das atividades práticas dos cursos e dos componentes curriculares, na primeira semana deste mês, o Campus Amajari recebeu mais sete ovinos da raça barriga negra, sendo um carneiro e seis ovelhas, de doação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Texto: Rebeca Lopes

CCS/CAM