Campus Amajari sedia Plenária Territorial do Colegiado Norte de Roraima

por Laura publicado 24/07/2015 18h15, última modificação 26/08/2015 15h03
Durante esta sexta-feira (24), o Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR- CAM) será sede da Plenária Territorial do Colegiado Norte de Roraima. O evento ocorre na biblioteca do CAM, das 8h às 18h, e tem como objetivo discutir ações de planejamento, promoção e articulação de políticas públicas em torno do desenvolvimento rural do território norte de Roraima. Na ocasião, estarão presentes representantes de entidades da sociedade civil e do poder público, entre eles o IFRR.

A coordenadora do colegiado, Socorro Ribeiro, enfatiza que “a plenária é uma oportunidade de apresentar os atores dos quatro municípios que discutem o desenvolvimento rural no norte de Roraima (Amajari, Boa Vista, Bonfim e Cantá), e de definir as diretrizes para o desenvolvimento territorial, por meio da participação social e pública nas discussões”.

Como parte da programação, serão promovidas palestras e debates, e a criação da Câmara de Inclusão Produtiva e dos Comitês de Mulheres, da Juventude, de Educação no Campo e dos Povos Tradicionais. Também será realizada a atualização dos representantes da Rede de Colegiados e a apresentação do Manual de Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), do ano 2015.

O representante do IFRR no colegiado, professor Dr. Rafael Fiusa, explicou que a plenária também é relevante para mostrar o cumprimento das ações de desenvolvimento do território norte. “Além disso, haja vista a localização estratégica do Câmpus Amajari, sediar o evento é de fundamental importância para a discussão de ações nas quais o Instituto Federal de Roraima possa contribuir”, enfatizou.

A Plenária Territorial do Colegiado Norte de Roraima deverá ser realizada de forma rotativa, a fim de contemplar, até o final de 2015, os quatro municípios do norte de Roraima. A estratégia territorial é uma inciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).