Campus Amajari representa IFRR em seminário estadual

por Rebeca publicado 25/07/2016 18h45, última modificação 26/07/2016 18h36
Cinco professores e um aluno do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) representaram a Instituição no seminário estadual que discutiu a segunda versão para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado nos dias 19 e 20 de julho, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Cinco professores e um aluno do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (CAM-IFRR) representaram a instituição no seminário estadual que discutiu a segunda versão para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado nos dias 19 e 20 de julho, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Participaram do evento os professores Pierlângela Nascimento da Cunha (Sociologia), Rosenilda Aparecida Pulcinelli de Souza (Biologia), Francisco Oliveira Silva Junior (Física), Jonierison Alves Pontes (Química) e Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli (Geografia). Lucas Barroso Januário, 18, aluno do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária foi o representante dos alunos do CAM.

De acordo com o diretor de Ensino, Evaldo Paulo Pulcinelli, neste ano, o campus reuniu professores e técnicos para falar sobre o documento e debater os conteúdos previstos para o Ensino Médio. “Nossa contribuição como educadores é muito importante, pois a base sendo consolidada fortalecerá o ensino fundamental e consequentemente o ensino médio também será fortalecido, e assim nossos discentes poderão ingressar no ensino superior cada vez mais preparados”, comentou.

Com excelentes notas na escola, o aluno Lucas, morador da Comunidade Indígena do Araçá, comentou que ser escolhido para participar do seminário estadual representou vários ganhos e aprendizado. “Poder estar ali, aprendendo, contribuindo como aluno, foi uma oportunidade única. Também vi como é desgastante a vida do professor, que luta para garantir o ensino de qualidade, e isso vai fazer meu esforço aumentar ainda mais na sala de aula, valorizar mais a escola e o estudo. Vale a pena ser um bom aluno”, disse.

O QUE É – A construção da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica é uma atribuição do Ministério da Educação para o atendimento de metas e estratégias do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei 13.005/2014). A BNCC vai definir quais os objetivos de aprendizagem a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. De junho a agosto, serão realizados os seminários estaduais, ouvindo professores do magistério.

De acordo com o site da BNCC, em agosto também vence o prazo para o envio dos relatórios estaduais e do relatório consolidado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em setembro, os diálogos serão com as associações científicas, as instituições de ensino superior e as organizações da sociedade civil.

IFRR/CCS/CAM
25/7/16