Campus Amajari faz acolhida de calouros de curso técnico superior

por Rebeca publicado 24/05/2016 15h25, última modificação 31/05/2016 15h09
Os alunos do primeiro curso superior de Tecnologia em Aquicultura, oferecido pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), participaram, nesta segunda-feira, dia 23, da acolhida feita pela Coordenação do curso. Até quarta-feira, dia 25, serão desenvolvidas atividades para marcar o início das aulas

No primeiro dia  da  recepção aos estudantes, estavam presentes  26 alunos. A turma é bem heterogênea, com moradores da sede de Amajari, dos municípios de Pacaraima (norte do estado), Cantá (centro-leste) e Caracaraí (sul), e das comunidades indígenas como Contão,   na Raposa Serra do Sol, Aningal, Guariba e Mutamba,  no Amajari.

Cada aluno recebeu, como de costume, na recepção aos calouros da instituição, uma mochila do IFRR contendo material que deverá ser utilizado durante as aulas: boné, chapéu, caneca, lápis, cantil e garrafa de água. As equipes da Pró-Reitoria de Ensino e do Departamento de Ensino do CAM também se apresentaram aos novos alunos.

O coordenador do curso superior de Tecnologia em Aquicultura, Lucas Eduardo Comassetto, e o professor Marcelo Pontes falaram sobre as diferenças entre os cursos técnico e superior, além das áreas de atuação, da dinâmica das aulas e da possibilidade de trocar experiência com outros institutos no país.

Conforme Comassetto, são oferecidos vários cursos na área de recursos pesqueiros e aquicultura. “Temos contato com os institutos federais e existe a possibilidade de intercâmbio, mas tudo vai depender do empenho de cada um de vocês. Com certeza, teremos muitas atividades”, disse ele.

As expectativas são as melhores possíveis para os alunos como Wilmar Alves Farias, 34, que mora em Caracaraí e já andou pesquisando sobre a área que vai estudar. Ele diz que os próximos três anos de aula serão de grande experiência. “As minhas expectativas profissionais são grandes. Estou muito empolgado”, afirmou.

Para a técnica agrícola Glícia Luiza Nunes, 53, moradora da sede do Amajari, que soube do curso por um morador da região, a perspectiva é de realização pessoal. “Para mim será tudo de bom, porque gosto da área e vou fazer aquilo de que eu gosto”, disse.

PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira, dia 24, a partir das 14h, na biblioteca, o professor do IFES/Campus Piuma Thiago Bernardo de Souza, que veio especialmente participar da semana de acolhimento, vai palestrar para alunos e comunidade sobre áreas de atuação, casos de sucesso, importância da verticalização do ensino no instituto federal, entre outros temas. Na quarta-feira, dia 25, será feita uma visita técnica a local a ser confirmado nesta terça-feira.

IFRR/CCS/CAM
23/5/16