CAM realiza ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 23/11/2018 18h46, última modificação 23/11/2018 18h46
Para encerrar as campanhas, foi programada uma ação para a próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 14h, na biblioteca do campus

Outubro Rosa e Novembro Azul são duas campanhas de abrangência nacional. A primeira, realizada no mês de outubro, marca a luta contra o câncer de mama. Já a segunda, deflagrada em novembro, busca sensibilizar as pessoas para se prevenirem contra o câncer de próstata. Os dois tipos de câncer são comuns e, apesar do fácil tratamento, se descobertos no início, são os que mais matam pessoas no Brasil.

Pensando em sensibilizar a comunidade acadêmica, o Campus Amajari tem reforçado, todas as quartas-feiras, a ideia das cores que simbolizam os meses de luta. Para encerrar as campanhas, foi programada uma ação para a próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 14h, na biblioteca do campus.  Será realizada uma roda de conversa com profissionais de saúde do município e, logo após, servido um lanche colaborativo.

Para o enfermeiro do CAM, Rafael Régis, a culminância das campanhas tem por objetivo trabalhar a prevenção com todos os públicos. “O foco é trabalhar com servidores e discentes, mesmo com aqueles que estão fora da faixa etária da campanha, pois podem atuar como multiplicadores da informação repassando-a a familiares e amigos”, disse.

Segundo o servidor, o câncer não está ligado somente a questões genéticas ou de hereditariedade, mas também ao estilo de vida. “Questões como hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas são fatores importantes para a prevenção”, declarou.

Quem estiver interessado em participar do lanche colaborativo deve procurar a servidora Esiane Lopes na Coordenação de Gestão de Pessoas.

 

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari
23/11/2018

 

CGP