Basquete ganha ouro e futsal é vice-campeão na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

por Laura publicado 10/10/2016 14h05, última modificação 10/10/2016 14h05
Mais duas medalhas inéditas alcançadas pelos alunos-atletas do Instituto Federal de Educação de Roraima neste domingo, dia 9, durante o último dia dos Jogos dos Institutos Federais, em Brasília. O basquete feminino ganhou o campeonato nacional e o futsal masculino ficou com o vice-campeonato. Os dois são campeões regionais nas suas categorias.

Mais duas medalhas inéditas alcançadas pelos alunos-atletas do Instituto Federal de Educação de Roraima neste domingo, dia 9, durante o último dia dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), em Brasília. O basquete feminino ganhou o campeonato nacional e o futsal masculino ficou com o vice-campeonato. Os dois são campeões regionais nas suas categorias.

Na quadra do Comando Militar do Planalto, a primeira final disputada foi a do basquete feminino, que venceu o IF Sul (Rio Grande do Sul), atual campeão na modalidade, por 27x23. No ginásio da Universidade Católica de Brasília, o futsal de Roraima perdeu por 2x1 do IF Rio Grande do Norte numa partida disputada. Os gols só aconteceram no segundo tempo.

Para o treinador do basquete, Paulo Russo, o mérito do título deve ser estendido a todos, o que inclui quatro treinadores e as atletas. “Por mais que eu esteja à frente da equipe o mérito foi coletivo. Todos contribuíram muito para esse momento, que vai ficar marcado nas nossas histórias. Essas meninas são especiais”, disse.

Conforme ele, a preparação foi grande, com treinos intensos de segunda a sábado. E para quem pensa que as férias escolares serviram de descanso, engana-se. Os quatro treinadores da equipe utilizaram esse período a mais para as jogadoras estarem em quadra. Como elas mesmas comentam, descanso foi para os fracos.

E o resultado não poderia ser outro. Chegar às finais e ganhar o campeonato regional e o nacional. Russo diz que no começo da preparação, apesar de todo esforço e intensidade de treinamentos, o grupo não imaginava chegar ao nacional tão forte. “Mas após o torneio regional, sabíamos que viríamos para brigar pelo ouro. Estamos muito felizes pelo dia de hoje”, afirmou.

Esforço semelhante, com algumas peculiaridades por estar em um campus no interior, também foi vivenciado pela equipe de futsal, formada por 70% de alunos de Amajari, norte de Roraima. Campeões dos jogos internos do IFRR, a equipe teve reforço de três jogadores de Novo Paraíso, sul do Estado. O entrosamento em quadra só nos encontros das etapas regional e nacional.

Mas isso não foi empecilho para os atletas, que saem da competição com a sensação de dever cumprido, conforme relata o técnico do futsal, Mateus Sena. “Saímos com o sentimento de ter dado o melhor de nós. Infelizmente não alcançamos o objetivo de ser campeão nacional, mas temos certeza que representamos bem o Estado de Roraima e, agora de cabeça fria, entendemos a grandeza da nossa conquista. Somos a segunda melhor equipe do Brasil e estamos muito orgulhosos disso”, afirmou

Sensação de dever cumprido é a mesma da atleta do basquete Sarah Rodrigues. “Ao final de cada jogo, nossas energias se renovavam, junto com a vontade de chegar a final. E chegamos! Um jogo tenso, equilibrado, de fortes adversárias, "jogo para cachorro grande". Agora, com o final dessa jornada, vamos voltar para casa com a sensação de dever cumprido. Sorriso estampado, com orgulho. Nós viemos e provamos mais uma vez que nós somos mais que capazes”, desabafou.

EQUIPES – A equipe campeã da etapa nacional dos JIFs é formada por: Emanuela Guilherme, Fernanda Araújo, Gabriele Uchôa, Jessyca Aguiar, Marcela Karolyne, Mércia Lopes, Nathalia Vasconcelos, Pollynne Altacy, Rebeca Alves e Sarah Rodrigues.

O time vice-campeão de futsal é Ivan Júnior, João Pedro Moura, Jardson Trajano, Lucas Barroso, David da Silva, Alexandro Gomes, Samuel da Silva, Raylon Oliveira e Saile Lima.

Texto e fotos: Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari