Alunos produzem molho de pimenta no IFRR/Câmpus Amajari

por anderson.caldas — publicado 14/04/2015 14h15, última modificação 14/04/2015 14h15
Estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Roraima/Câmpus Amajari realizaram aula prática do componente curricular “Agroindústria Familiar” e produziram saborosos molhos de pimenta no restaurante da escola. Ao todo, 28 alunos participaram da ação que foi desenvolvida pela professora Camila Santos Barros de Moares.

Os alunos foram divididos em grupos em que parte deles colheram as pimentas da variedade Malagueta nos ambientes didáticos-práticos do Câmpus, e outra parte ficou no restaurante com os processos de higienização e beneficiamento da matéria-prima. Todo o processo durou cerca de duas horas.

Para a professora Camila, essas práticas incentivam o empreendedorismo na região. “As práticas dessa disciplina foram planejadas com produtos que sejam fáceis de produzir na região, e a pimenta é uma delas, pois é abundante em Roraima e resistente a seca. A ideia, então, é transformar a matéria-prima em um subproduto com valor agregado, o que torna o negócio mais rentável para produtor”, explica a professora.

Pimenta - O plantio das pimentas foi realizado em novembro de 2014 por alunos estagiários do Departamento Técnico do Câmpus Amajari (Detec) e os técnicos Raimundo Silva Araújo e Ricardo Dantas. A pimenta plantada foi da variedade malagueta e foi colhida na segunda quinzena de março de 2015.