Alunos do IFRR participam de despesca em fazenda no Amajari

por anderson.caldas — publicado 12/03/2015 21h05, última modificação 13/03/2015 12h57
Estima-se que mais de 60 toneladas de tambaqui foram despescados do viveiro da fazenda.

Na última terça-feira (10), estudantes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Roraima/Câmpus Amajari (IFRR/CAM) auxiliaram na retirada de peixes tambaqui criados em viveiro na fazenda São Pedro, localizada no Município do Amajari. A ação, que é conhecida como despesca, contou com a participação de dez alunos e dos professores Karine Cavalcanti Oliveira e Lucas Comassetto.

Os estudantes puderam presenciar uma das fases da criação de peixes em viveiros e pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Em todo o processo, os alunos auxiliaram na puxada de rede e na colocação do tambaqui na escavadeira. Estima-se que mais de 60 toneladas do peixe foram despescados do viveiro da fazenda.

Para o estudante de Aquicultura Diogo Pedrosa Carvalho, a aula prática foi muito gratificante. “Foi a primeira vez que vimos o processo de despesca e, por isso, considero de extrema importância a ação, uma vez que isso fará parte do nosso cotidiano depois de formados. O ganho de conhecimento é melhor do que apenas ler ou ter uma aula teórica sobre o assunto”, afirma.