Acolhida dos Discentes terá programação diversificada

por Rebeca publicado 05/02/2016 13h39, última modificação 05/02/2016 13h39
A Comissão de Acolhida aos Discentes está finalizando os preparativos de recepção aos alunos regularmente matriculados no Instituto Federal de Educação Tecnológica/Campus Amajari, que ocorre de 11 a 16 de fevereiro, no ginásio de esporte da unidade, de 8h às 12h. No período da tarde, as atividades ficam por conta da Coordenação de Alojamento.
Acolhida dos Discentes terá programação diversificada

Evento ocorre de 11 a 16 de fevereiro

As aulas iniciam-se no dia 11 de fevereiro e, como de praxe em cada início de semestre, ocorre o evento de acolhida, que envolve programação com oficinas, palestras, recreação, dinâmicas e apresentação de banda e teatro. Paralelo, os professores e os técnicos participam da oitava edição do Encontro Pedagógico.

Os alunos são os matriculados no Curso Técnico em Agropecuária nas seguintes modalidades: integrado ao ensino médio, regime de alternância, concomitante ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são 220 estudantes que iniciam o ano letivo no dia 11 de fevereiro.

Esse quantitativo não inclui os alunos matriculados nos Cursos Técnico em Cooperativismo e Técnico em Informática, ambos subsequentes ao ensino médio, na modalidade EaD (Educação a Distância), nem os candidatos às novas turmas dos Cursos Técnico em Aquicultura e Técnico em Agropecuária.

Conforme a presidente da Comissão de Acolhida aos Discentes, Luciana Bacelar, o acolhimento e a integração dos alunos do Campus Amajari é um evento estratégico, que ocorre no início de cada semestre letivo, com o objetivo de recepcionar, instruir e preparar os alunos para as atividades acadêmicas que se iniciam.

A programação foi elaborada para que cada participante, nesse retorno às aulas, se sinta em casa. “Consideramos o acolhimento importante, pois busca adaptar, aconchegar, procurar oferecer bem-estar, conforto físico e emocional, amparar, ampliando de forma expressiva o papel e a responsabilidade da instituição de educação nesse processo”, explicou Luciana.

PROGRAMAÇÃO

O calendário de atividades está praticamente fechado, sempre iniciando às 8 horas, com a recepção dos participantes. No primeiro dia, haverá dinâmicas, um quiz sobre assuntos relacionados ao IFRR/CAM e brincadeiras. No dia 12, além de dinâmica, um grupo fará apresentação de dança urbana.

Luciana também comenta que a comissão programou, para o terceiro dia de atividades, o dia 15, espaço para ouvir os discentes acerca da expectativa deles para o ano que se inicia. “Queremos que eles (alunos) expressem o que esperam para o ano letivo”, disse, reforçando que, no último dia, será apresentado o novo curso que o IFRR/Campus Amajari vai lançar ainda este ano, o superior de Tecnologia em Aquicultura.

CCS/CAM

05/02/16