Acadêmicos participam de primeiro treinamento em base de dados e fontes de pesquisa

por Rebeca publicado 24/11/2016 15h43, última modificação 24/11/2016 15h43
Os alunos do curso superior de Tecnologia em Aquicultura do Campus Amajari participam, na tarde desta quinta-feira, dia 24, do primeiro treinamento de base de dados e fontes de pesquisa, das 14h às 18h, na sala de informática da unidade de ensino.

A coordenadora da biblioteca do Campus Boa Vista Centro, bibliotecária Maria de Fátima Freire de Araújo, vai ministrar o treinamento, que é organizado pela bibliotecária do Campus Amajari, Kelren Cecília Lima Mota.

O treinamento vai orientar os alunos sobre consulta aos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPQ), e sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca Nacional e pela Plataforma Lattes. Também vai mostrar como produzir o próprio Currículo Lattes, como extrair referenciais bibliográficos da biblioteca do IFRR (Sistema Pergamum) e como fazer a pesquisa do Estado da Arte em trabalhos relevantes.

A intenção é orientar os alunos e estimulá-los a utilizar as bases de dados e as fontes de pesquisa como suporte bibliográfico para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, visto que o próprio IFRR disponibiliza, na página do Campus Boa Vista Centro, algumas bases como o Portal da Capes, o Portal do CNPQ, além do próprio Sistema Pergamum, utilizado de forma integrada pelas bibliotecas da instituição.

“Esta será a nossa primeira experiência no campus. Se o sistema for aceito por todos, iremos implantá-lo nos serviços da biblioteca do Campus Amajari de forma contínua, o qual também se estenderá às demais turmas. Porém, ele se adequará ao perfil e ao grau de escolaridade dos alunos”, explicou Kelren.

IFRR/Campus Amajari

24/11/16