Manifestações de diversidade cultural marcam primeiro dia do 10.° Forint

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 24/11/2022 13h14, última modificação 24/11/2022 13h14
A integração entre brasileiros e venezuelanos, em especial com os povos indígenas, foi um dos pontos altos do início do evento
Manifestações de diversidade cultural marcam primeiro dia do 10.° Forint

A abertura do 10.° Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR contou com apresentação de cantos e danças indígenas brasileiros e venezuelanos

O tema escolhido para a realização da 10ª edição do Forint (Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica) do IFRR,  “Da diversidade à igualdade: vivências em um contexto de interculturalidade”, fez jus ao primeiro dia de realização do evento no CAM, nesta última quarta-feira, dia 23.

Danças e cantos indígenas, apresentados por participantes brasileiros e venezuelanos, em especial o Hino Nacional, cantado na língua macuxi, além de palestra sobre o tema do evento, ministrada pela vice-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Suely Menezes, foram os destaques da programação de início do fórum.

Para o coordenador do evento no CAM, professor Felipe da Silva Souza, o fato de a unidade de ensino mais indígena do IFRR receber a edição deste ano do Forint significa a oportunidade de promover um maior enriquecimento de conhecimentos por meio da integração.

O que vimos aqui, por meio das apresentações culturais, em especial a dança parixara, que envolveu a maioria dos participantes do fórum, o canto do Hino Nacional em macuxi e português, além das apresentações de comunidades indígenas da região, que nos apresentaram uma introdução às vivências deles, foi uma verdadeira demonstração de integração entre cultura, entre povos, atingindo a nossa meta, já no primeiro dia, que é colocar em pauta a diversidade e a igualdade em um contexto intercultural”, avaliou o professor.

Depois parte cultural, outro ponto de destaque na programação inicial do evento foi a palestra com o mesmo tema do fórum, “Da diversidade à igualdade: vivências em um contexto de interculturalidade”, com Suely Menezes, que, além de ser a vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, é pedagoga e mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional, com mais de 20 anos de experiência em pesquisas sobre  os povos indígenas da região do Médio Xingu.

Na palestra, ela abordou, dentro do tema central,  a  interculturalidade, destacando a importância  de olhar o contexto de um instituto multiculturalismo dentro do instituto, levando a grande diversidade de povos nacionais e internacionais existentes em uma mesma instituição, e a oportunidade de promover um diálogo entre todas as culturas e criar novas possibilidades no âmbito da educação.

“Foi uma grande satisfação poder promover esse início de diálogo a respeito da interculturalidade aqui no Instituto de Roraima, que reúne uma grande diversidade cultural, desde indígenas de várias etnias nacionais e internacionais, estudantes de diversos municípios e professores de vários estados do Brasil. Tudo isso proporciona uma grande bagagem cultural, experiências diferenciadas tão ricas, com as quais podemos aprender e todos juntos construir algo novo, promovendo igualdade de oportunidades e melhorando o contexto educacional, que vive um momento de muitas mudanças, pós-pandêmico e de novas tecnologias”, declarou.

Segundo dia de evento é realizado de forma híbrida

Diferente da abertura, realizada de forma totalmente presencial, a programação do 10.° Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica segue nesta quinta-feira, dia 24, mas de forma híbrida. A intenção é ampliar a participação e promover integração ainda mais ampla entre as comunidades interna e externa do IFRR.

O coordenador do evento no CAM, professor Felipe da Silva Souza, destaca que receber pessoas de outras partes do estado é sempre uma oportunidade valiosa em se tratando, sobretudo, de compartilhamento de conhecimentos, mas que poder ampliar esses conhecimentos para além dos limites do campus é uma possibilidade que não se pode deixar passar.

“Sempre nos sentimos muito honrados em receber estudantes, professores e professoras, e comunidade externa no nosso campus. Com a dificuldade da distância, essa é uma grande oportunidade de troca, de compartilhamento de conhecimento e experiências. Mas também entendemos ser importante ampliar todo esse conhecimento para além, por isso a importância também de este  evento ser híbrido, possibilitando uma maior participação da nossa comunidade acadêmica e externa também, o que enriquece ainda mais esta edição”, comentou Souza.

Neste segundo dia, realizado de forma híbrida, estão sendo realizados o 4.° Encontro de Iniciação Científica (Enic) e o 4.° Encontro de Iniciação em Desenvolvimento de Iniciação Tecnológica e Inovação (Enidti).

FORINT – O Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR tem o objetivo de contribuir para o processo de formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento de estratégias no ensino e na extensão que resultem em  pesquisas ou exposição de ações realizadas, ampliando o acesso e fortalecendo a capacidade criativa e inovadora no País.

Além disso, é realizado para proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de divulgar pesquisas, produtos tecnológicos e processos de aprendizagem, ampliando o acesso às boas práticas desenvolvidas, visando beneficiar os mais diferentes contextos sociais: local, regional e nacional.