Campus Amajari entrega material para facilitar estudo remoto de estudantes

por Rebeca publicado 08/04/2021 12h55, última modificação 08/04/2021 12h55
Além das apostilas, serão entregues, em forma de empréstimo, notebooks, pendrives, mouses e mochilas para apoio nos estudos

Duzentos e quarenta estudantes do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) são atendidos pela unidade nesta semana com a entrega de material impresso das disciplinas básicas (Português, Matemática e Biologia) e das técnicas (específicas de cada curso, como Olericultura, Nutrição Animal e Piscicultura).

Também estão sendo entregues, em forma de empréstimo aos alunos, 172 notebooks, pendrives, mouses e mochilas para alunos que moram em 34 comunidades indígenas, vilas e sedes de seis municípios. A entrega ocorre durante toda esta semana e será finalizada em 9 de abril.

No total, o Campus Amajari adquiriu 216 notebooks, 240 pendrives, 240 mouses e 216 mochilas com recursos da Assistência Estudantil. Em decorrência da suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus, a unidade não conseguiu executar o planejamento com alimentação e transporte de alunos. Assim, realocou recursos para esse investimento, na ordem de R$ 894 mil.

O investimento é essencial para que mais de 70% dos 240 alunos consigam desenvolver atividades de ensino que não sejam disponibilizadas apenas pelas apostilas. Devido à dificuldade dos alunos em acessar à internet, o Campus Amajari iniciou as atividades de ensino/pedagógicas de forma remota no dia 8 de setembro de 2020, com as turmas do 3º ano dos cursos técnicos em Agropecuária e Aquicultura, e uma turma do superior de Tecnologia em Aquicultura. A prioridade ocorreu por causa dos vestibulares a que os formandos se submeteriam.

Já para as demais turmas de estudantes do CAM, as aulas do primeiro semestre de 2020 foram retomadas no dia 4 de janeiro de 2021, depois de reunião entre o grupo gestor, docentes e equipe de apoio. O Departamento de Ensino e as coordenações de cursos começaram a atender de forma remota e a entregar material didático para todos os alunos matriculados.

De acordo com o diretor de Ensino, Daniel Dias, o empréstimo dos notebooks e dos demais materiais é uma forma de apoiar as atividades de ensino remoto, que, em janeiro deste ano, foram retomadas com a entrega das apostilas para todos os alunos matriculados (no técnico e no superior).

“O notebook vai facilitar nesse processo de atividades de ensino não presenciais, uma vez que, nessas entregas, poderemos mandar material de apoio, como videoaulas, material complementar digital. E, no caso dos alunos que têm internet, isso vai facilitar o contato, as aulas e os encontros pelas plataformas digitais (Google Meet, Google Classroom e Ava)”, disse Dias.

Ascom/Reitoria
7/4/2021